Últimas Notícias

Coluna Lance Livre: A NBA e sua globalização


A NBA está em um processo de globalização já tem algum tempo. Primeiro, foi com a abertura maior de jogadores estrangeiros, depois, marcando partidas ao redor do mundo. E agora nesse ano, a NBA convida times de outros países a disputar a pré temporada nos Estados Unidos. Mas até a onde a NBA pode chegar com essa globalização? Acredito que a NBA quer não só ser a maior liga de basquete do mundo, mas ajudar evoluir o basquete no mundo, e assim, garimpar melhor jogadores para a NBA, até porque, ela não é boba, e está doida para procurar novos Ginóbilis e Nowtizkis por aí...

Flamengo e Maccabi Tel Aviv, campeões continentais, foram convidados a disputar partidas da pré temporada da NBA, e arrisco dizer que é um prêmio tão importante quanto disputar a copa Intercontinental. Todos que amamos basquete sabemos que a NBA é outro nível de basquete, e isso da NBA chamar times pra disputar amistosos de pré temporada, levar times para a Europa, Brasil e China, mostra a importância desses mercados e no caso da Europa, os times da NBA jogam contra os times locais, o que dá uma experiência de jogo incrível para esses jogadores. E sem contar, que o teste que a NBA vai fazer com 4 tempos de 11 minutos é pra mim, um jeito de aproximar mais jogadores estrangeiros, e aproximar-se do basquete jogado no resto do mundo, o que acho muito interessante, já que a NBA sempre fazia questão de mudar as regras quando a FIBA mudava. Torço por uma aproximação das regras.

Especificamente falando de Brasil, o o acordo que a NBA fez com a NBB (anunciado pelo ótimo blog Bala na cesta), mostra que a liga quer estreitar os laços com a liga brasileira. Gostaria de saber se eles pretendem fazer isso com outras ligas, a chinesa talvez, mas no caso da brasileira, isso pode ser grande valia para as equipes do NBB crescerem e se expandirem e virarem uma liga fortíssima na América do sul.

Até penso que, a NBA pode até pensar em organizar um torneio mundial, nos moldes do McDonald's Open. eles já tem bom relacionamento com ligas europeias, brasileiras e asiáticas. Seria ótimo, mas não sei se é a NBA compartilha da minha humilde opinião (mas deveria).

A NBA é uma liga que busca sua internacionalização mais do que as outras ligas americanas pelo o fato do basquete ser um dos esportes mais praticados no mundo e ela deixando sua marca em outros países, mais sua audiência mundial aumenta, mais produtos oficiais são vendidos, mais jovens jogam basquete sonhando em entrar na maior liga do mundo. a NBA  se fortalece e fortalece todo o basquete pelo o mundo.

Shotclock

- Eu ainda espero uma ofensiva da NBA contra a FIBA em breve, com relação ao novo calendário da FIBA que será posto em prática em 2017. Será que essa globalização da NBA tem a ver com um plano conspiratório contra a FIBA? rs

- O Flamengo perdeu seus dois jogos, mas vem fazendo um bom papel nos Estados Unidos. Tô gostando muito de ver a atuação dos times. Hoje, enfrenta o Memphis Grizziles, mais um derrota, mas com certeza todos os jogadores, principalmente os jovens, devem ter tido um aprendizado impressionante.

- Laprovitola, por exemplo, não vai demorar muito para ir para a NBA...

- Boa atuação de Limeira e Mogi pela liga sul-americana, o que mostra como o basquete brasileiro está forte e que a NBB desse ano deve ser um dos melhores campeonatos dos últimos anos. NBB que será assunto em breve na coluna

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar