Últimas Notícias

Emanuel relembra rompimento com Ricardo, que cita alegria da retomada da parceria


Eles estiveram juntos entre 2002 e 2009, e nesse período se tornaram uma das duplas mais vitoriosas do vôlei de praia do mundo, conquistando os principais títulos da modalidade. Ricardo e Emanuel foram medalha de ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, depois levaram o bronze em Pequim, em 2008, além do ouro no Mundial de 2003 e também no Pan do Rio em 2007. Na conta ainda se somam mais três títulos do circuito brasileiro e cinco do circuito mundial. Agora, depois de cinco anos separados, eles decidiram voltaram a jogar juntos. Mas a primeira pergunta é: porque se separaram lá atrás?
- A separação, depois de tantas vitórias e conquistas, não foi pelo lado profissional, foi mais pelo lado pessoal. Eu tinha recém-casado com a Leila em 2008 e eu sempre ficava muito mais tempo em João Pessoa. Aí eu não estava conseguindo manter essa vida do lado pessoal com o profissional. Foi aí que cheguei para o Ricardo e disse que naquele momento meu lado pessoal ia tomar conta - revela Emanuel ao  canal SporTV . Ricardo relembra que compreendeu a decisão do amigo.

- Era o melhor para ele naquele momento pelo lado pessoal. Então, seria pedir muito para ele abdicar ainda mais tempo por essa dupla. A gente já tinha conquistado tudo que era possível no nosso esporte.

  A volta oficial aconteceu no final do mês passado, em Vitória, na abertura do Circuito Brasileiro 2014/2015, e não poderia ter sido melhor. Ricardo e Emanuel ficaram com o título. Mas, depois de cinco anos, os dois mudaram a maneira de jogar, assim como o próprio vôlei de praia. E eles sabem disso.

- Nesses cinco anos que passamos separados, jogamos com jogadores da nova geração, jogando de uma forma diferente, mais rápida, mais ágil, e o meu jogo modificou muito da forma como jogava com o Ricardo. E agora formamos a parceria e o que mais temos de melhor é a objetividade - disse Emanuel. “É um outro voleibol. A gente teve que ir se adaptando a essas mudanças, e a experiência conta muito, tem um peso muito grande nisso”, completa Ricardo.


Emanuel conta que partiu dele a ideia de ligar para o então ex-parceiro e fazer o convite para voltarem a jogar juntos. Tudo surgiu num balanço com o companheiro até a última temporada, Pedro Solberg, quando o jogador viu que a parceria não vinha dando resultado. Enquanto isso, Ricardo formava dupla com Álvaro Filho.

  - A retomada foi praticamente minha. O circuito mundial estava terminando, a última etapa foi na Áustria, que joguei com o Pedro, e avaliando todo meu ano com ele, a gente treinava bastante, dava nosso 100%, fazia tudo que precisava fazer e o resultado não vinha. A conversa foi bem franca e aberta. Gostei muito de jogar com ele, só que a gente não consegui (vencer). Foi aí que falei: poxa, vou tentar ligar para o Ricardo, que está jogando com o Álvaro, e ver se tem a possiblidade de refazer essa parceria.
Ricardo ressalta que, mesmo diante de Emanuel, a cobrança era grande para que eles voltassem a jogar juntos. E se disse feliz por ter recebido o convite para jogar ao lado do amigo novamente.

- Muita gente torcia, muita gente cobrava. Porque as pessoas se acostumaram com esse time, um time vencedor. E a expectativa mexe com o atleta. Mas foi uma surpresa para mim. Estou muito feliz com esse novo desafio e espero que possa ter o mesmo sucesso que tivemos no passado.


Os treinos agora acontecem no Rio de Janeiro, apesar de Ricardo morar em João Pessoa, na Paraíba. O objetivo principal da dupla e garantir a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e terem o privilégio de jogar em casa. Em 2016, Emanuel terá 43 anos, enquanto Ricardo estará com 41. De onde vem a força para seguir em alto nível?

  - Nós temos a consciência das nossas dificuldades. Sabemos que não vamos ter tanta energia como os outros, mas a gente acredita no nosso potencial individual, essa é a primeira coisa. A segunda é saber que nós já fizemos o nosso papel para o Brasil, já conseguimos as medalhas que queríamos para representar o nosso país. A gente vai com uma pressão a menos - disse Emanuel.

- Acredito que vai ser muito mais competitivo agora o lado de classificação olímpica. Vai ser um desafio ainda maior, não vai ser tão fácil para a gente. Mas nós acreditamos muito no que a gente faz, no que a gente gosta de fazer, dá um querer a mais - completou Ricardo.


Foto: Reprodução SporTV
Fonte: Sportv.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar