Últimas Notícias

Medalha de ouro em Nanjing é mais um degrau para Duda e afirmação para Paty no Vôlei de Praia


A união foi perfeita. De um lado, Duda, de 16 anos, tratada como o novo fenômeno do vôlei de praia feminino do Brasil. Do outro, Paty, de 1,93m, e 15 anos, praticamente uma principiante na modalidade. A química funcionou, e a dupla, com campanha perfeita, conquistou na terça-feira 26 a medalha de ouro nas Olimpíadas da Juventude, em Nanjing, na China. Com histórias diferentes no esporte, elas se completaram e puderam comemorar juntas mais uma conquista, que tem valor diferente para cada uma. Para Duda, o ouro é mais um obstáculo superado rumo ao estrelato. Para Paty, uma afirmação na carreira que só começa.

Duda é um novo talento brasileiro no vôlei de praia. Aos 15 anos, já estava na seleção brasileira adulta da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Este ano, com 16, foi bicampeã mundial no sub-19, categoria bem acima da sua idade. No sub-23, foi vice-campeã mundial no ano passado. Paty jogava handebol até 2012, quando foi descoberta pela CBV em uma pequenina cidade de Minas Gerais, divisa com a Bahia: Espinosa. Passou a treinar em Saquarema e ganhou a chance de jogar ao lado de Duda em Nanjing.

- Foi meu primeiro torneio internacional, e já consegui o ouro. Pelo pouco tempo de vôlei, isso é uma alegria imensa. Venho de um lugar quase improvável para conseguir chegar aonde cheguei, em Espinosa, bem "interiorzão", e as coisas foram acontecendo. Agora consegui me firmar e daqui para frente serão apenas alegrias - disse Paty.

Duda, nome forte do Brasil para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio, não disputou o Circuito Mundial profissional este ano. Foi preservada pela CBV e disputou torneios de base mundo afora. Apesar do talento precoce, não quer que o ouro em Nanjing "atropele" sua carreira.

- Não tenho pressa. Claro, quero estar em uma Olimpíada, é o sonho de qualquer atleta. Mas vou passo a passo. Cada dia é um objetivo, um aprendizado. Com calma, tudo vai dar certo. Querer estar em 2016 eu quero, mas a CBV é quem vai decidir isso. Sem atropelar, vamos devagar, tenho um ano e meio ainda. Vamos ver o que eles vão decidir - garantiu Duda.

Paty espera seguir evoluindo no esporte e tem planos grandes na carreira. No choro ao conquistar o ouro em Nanquim, ela extravasou.

- Quero jogar as Olimpíadas adulta e atuar em todas as competições que eu puder estar. Esses são os meus planos. É nisso que penso. Ali, no choro, extravasei tudo que passei, a família, os amigos, é uma loucura - finalizou Paty.


Foto: InovaFoto/COB
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar