Últimas Notícias

Coluna Lance Livre: A tentativa da NBA em tirar seus jogadores das competições da FIBA


A lesão de Paul George foi uma das cenas mais fortes que vimos nos últimos tempos, em qualquer esporte. Um lance bobo, uma grande fatalidade. Mas uma fatalidade que aconteceu na preparação da seleção americana para o mundial de basquete em 2014. Tudo que a NBA queria para poder voltar a negociar a proibir a saída de seus atletas para os mundiais de basquete e o torneio olímpico. Mas será que eles conseguem?

Primeiro, temos que ver o prejuízo que o Indiana Pacers vai ter: primeiro é o prejuízo técnico, já que George é o principal jogador do Indiana, que melhorava a cada temporada. já financeiramente, todo jogador de NBa tem um seguro que é mais ou menos, 30 ou 40% do seu salário anual. Como o indiana terá que pagar o salário integral de seu jogador, o prejuízo deve ficar por volta dos 9 milhões de dólares, já que Geroge receberá nessa temporada 15 milhões de dólares. Como as regras da NBA só deixam o Indiana contratar um jogador para o lugar dele com no máximo 50% do salário dele e que seja um 'free agent'. Com tudo isso, se pensar que sem George, o Indiana corre o risco de até ficar de fora dos playoffs, o prejuízo do Indiana é enorme.

 Quem começou a vociferar contra as seleções foi Mark Cuban, excêntrico dono do Dallas Mavericks, que cogitou até fazer um mundial organizado pela NBA só para não ter seus jogadores se machucando. Um tremendo exagero, diga-se de passagem, mas o fato é que ninguém quer ter um craque lesionado como o Paul George. Ainda mais com a NBA cada vez mais globalizada e mais craques de outros países aportam nos Estados Unidos. E como nos outros países o mundial tem um peso muito importante, vai ser difícil pra a liga conter esses outros jogadores de jogar os mundiais. Isso pode fazer a NBA voltar aos seus tempos de que estrangeiros recusando jogar na liga por causa de não poder mais atuar em sua seleção.

Mas a FIBA pode dar um ponto a favor para a NBA com seu estranho calendário pós 2016, quando fará o mundial em 2019 e entre 2017 e 2019 terá datas FIBA onde as seleção se enfretaram em um tipo de eliminatórias...A NBA nunca vai liberar seus jogadores pra essas datas. Até a FIBA Europa não está querendo essa tentativa de se aproximar a outro esporte conhecido, mas isso é assunto da próxima coluna...

é uma grande besteira os donos dos times da NBA quererem proibir seus jogadores de atuar em suas seleções por causa da contusão de George. Como disse no início, foi uma fatalidade. A NBA tem 82 jogos da temporada regular e nele vemos também contusões graves e nem por isso alguém comenta sobre o excessivo calendário. Essa contusão poderia acontece rem qualquer jogo da NBA, mas por ter acontecido na seleção vem toda patrulha para as franquias não perderem seus craques e seu dinheiro. Adam Silver ainda está posicionado com a FIBA, mas acho que não estará por muito tempo.

Shotclock

- O Brasil enfrenta a Argentina hoje em Buenos Aires, agora com Luis Scola. Será um novo bom teste para a seleção brasileira. E domingo tem a boa seleção mexicana, campeã do CentroBasket desse ano. Olho nos mexicanos!

- Já a Feminina começa a disputar o Sul-Americano na próxima semana. O Brasil deve ganhar facilmente o título, já que o nível do basquete sul-americano feminino é baixíssimo.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar