Últimas Notícias

O sensacional ano do salto em altura masculino em números


O recorde mundial do cubano Javier Sotomayor no salto em altura nunca esteve tão perto de ser batido. A marca de 2 metros e 45 centímetros alcançada pelo atleta em 27 de julho de 1993 é um dos recordes mais antigos vigentes no atletismo.

O que está ocorrendo na temporada de 2014 na modalidade é algo fora de série. A simbólica marca de 2.40 foi alcançada por cinco atletas neste ano: Bohdan Bondarenko (UKR), Mutaz Essa Barshim (CAT), Ivan Ukhov (RUS), Derek Drouin (CAN) e Andriy Protsenko (UKR). Fato sem precedentes na história do salto em altura, que até então viu no máximo dois atletas chegarem em tal marca no mesmo ano.

Outro marco alcançado pelos novos heróis do salto em altura em 2014 foi a de maior número de saltos de pelo menos 2.40 no ano. Foram oito vezes. O atual campeão mundial, Bohdan Bondarenko, foi responsável por três, e está credenciado como favorito a bater o recorde mundial de Javier Sotomayor em questão de tempo. Na última quinta-feira ele até tentou 2.46 na etapa de Lausanne da Diamond League, mas falhou. No panorama atual também não seria surpresa se Barshim ou Ukhov chegassem a 2.45.

Isto em ano que não é nem de mundial nem de Olimpíadas. O período para obtenção de índice olímpico não está sequer aberto. Promessa de disputas em alto nível até Rio 2016.

* Dados levando em conta apenas competições outdoor.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar