Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Vincent Enyeama - O goleiro vai segurar lá atrás para classificar os nigerianos?

A Nigéria vem para sua 5ª Copa do Mundo, com a missão de chegar as quartas-de-final pela primeira vez em sua história, mas primeiro tem que passar da fase de grupos, que não será fácil para os nigerianos que estão no grupo F, ao lado de Argentina, Bósnia e Irã. E para isso, contam com o goleiro Enyeama para não tomar gols e se classificarem.

Vincent Enyeama é o goleiro titular e esteve presente em 3 Copas do Mundo, com a Nigéria e já é experiente no torneio. É um goleiro com excelente reflexo, com uma boa impulsão e uma boa elasticidade, onde isso ajudou a Nigéria em 2010 e pode ajudar agora, em 2014.

  Enyeama começou sua carreira no Ibom Stars em 1999, mas não teve muito destaque por lá, ficou por lá até 2000, quando foi para o Enyimba.

Durante sua passagem pelo Enyimba, Enyeama venceu a Champions League da África por duas vezes, com uma menção digna de nota: Ele sempre foi substituído antes de pênaltis. "Eu não sei por que foi substituído antes que as penalidades, mas funcionou", disse ele em uma entrevista em 2006. "Em Israel parei muitas penalidades e agora todo mundo sabe que eu posso lidar com muitas''. Quando acabou a temporada de 2004, Enyeama foi envolvido em um acidente de carro em Uyo, sudeste da Nigéria, em que dois passageiros de motocicleta foram mortos, e o motorista do carro em que estava Enyeama foi deixado em um estado crítico. Apesar da gravidade do acidente, Enyeama só saiu com contusões que o carro capotou duas vezes, uma vez que desviou para evitar uma moto.

 Depois de três temporadas com Enyimba e uma com o Heartland, Enyeama mudou-se para um menor clube em Israel, o Bnei Yehuda Tel Aviv. Ele teve uma primeira temporada fantástica, mostrando habilidades físicas e atléticas surpreendentes. Em sua primeira temporada com o Bnei Yehuda, a equipe se classificou para a final da Copa do Estado de Israel e alcançou o quarto lugar na Liga israelita, que classificou a equipe para a Taça da UEFA de 2006.

 Enyeama assinou com o Hapoel Tel Aviv em 200. Hapoel Tel Aviv passou por uma temporada fraca em 2007/2008, mas Enyeama ajudou o time a evitar o rebaixamento e chegar à final da Copa do Estado. Em 18 de agosto de 2010, ele marcou seu primeiro gol da temporada 2010/2011 com um pênalti contra o Red Bull Salzburg nas eliminatórias da Champions League.

 Em junho de 2011, Enyeama fechou com os franceses do Lille por uma verba não revelada em um contrato de três anos. Ele fez sua estréia em 18 de outubro de 2011 contra a Inter de Milão em 2012 na UEFA Champions League na fase de grupos, onde o Inter conseguiu uma vitória por 1x0. Em agosto de 2012, Enyeama assinou um contrato de empréstimo de um ano com o Maccabi Tel Aviv e foi apresentado à imprensa pelo do diretor esportivo do Maccabi, Jordi Cruyff em 08 de agosto de 2012. Nessa temporada ele jogou 27 vezes na Premier League israelense e participou do sucesso do Maccabi para ganhar o título do campeonato.

 Durante a temporada de 2013/2014 da Ligue 1, o técnico do clube, René Girard usou Enyeama como seu goleiro titular à frente do reserva Steeve Elana, que havia sido o goleiro titular quando Rudi Garcia foi o técnico do clube. Com a ajuda de seus dois zagueiros, Marko Baša e Simon Kjær, Enyeama manteve uma marca de 11 jogos sem tomar gols de maneira consecutiva na Ligue 1, durante a primeira metade de 2013-14. Em 08 de dezembro de 2013, Enyeama finalmente tomou um gol depois de jogar 1.062 minutos do campeonato em uma partida fora de casa contra Bordeaux. Assim, ele chegou a 114 minutos de igualar o recorde de Gaëtan Huard, situado em 1993, depois de jogar 1176 minutos sem sofrer qualquer gol.

 Pela seleção, Enyeama foi selecionado para a Copa do Mundo de 2002 como reserva de Ike Shorunmu. Ele só jogou uma partida no torneio, mantendo sua meta sem gols contra a Inglaterra, e assumiu o gol titular após a aposentadoria de Shorunmu da seleção. Desde então, ele tem sido o goleiro titular da seleção, jogando na Copa Africana das Nações de 2004, 2006 e de 2013, exceto para a edição de 2008, em Gana, onde ele perdeu a posição para Austin Ejide. Na Copa Africana de Nações de 2006, ele pegou três pênaltis nas quartas de final contra a Tunísia, mas não conseguiu impedir a derrota para a Costa do Marfim na semi-final. Enyeama acabou como o herói para os nigerianos, já que ele salvou pênalti de Thomas Nyirenda depois de ambas as equipes tinham marcado seus três anteriores chutes.

Vincent Enyeama é considerado um dos melhores goleiros do futebol no momento, com uma exibição excelente na vitória da Argentina sobre a Nigéria por 1x0 na Copa do Mundo de 2010. Enyeama, que estava jogando sua 56ª para as ''Super Águias'', onde fez seis boas defesas, quatro delas em chutes de Lionel Messi, e foi a principal razão para a Nigéria chegar tão perto de quase beliscar um empate contra os bicampeões do mundo. Apesar da perda, ele foi nomeado Homem do Jogo e o treinador argentino e ex-jogador, Maradona elogiou-o como a razão de Messi não marcar um gol.

Na Copa Africana das Nações de 2013, Enyeama levou a Nigéria a sua terceira vitória continental. Ele foi nomeado para a equipe do torneio, ao lado de outros quatro jogadores nigerianos em várias posições. Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, Enyeama conseguiu ficar quatro jogos sem sofrer gols em apenas oito jogos, e só sofreu três gols, e por isso, os nigerianos botam fé que ele irá segurar a parada nas traves para a Nigéria, mas isso só saberemos no dia 16 de junho, contra o Irã, na Arena da Baixada.

 Os números de Vicent Enyeama pelos clubes:

Ibom Stars:

Jogos - 56
Gols  -  1

Enyimba:

Jogos - 100
Gols  -  10

Iwuanyanwu Nationale:

Jogos - 36
Gols  -  0

Bnei Yehuda:

Jogos - 56
Gols  -  0

Hapoel Tel Aviv:

Jogos - 113
Gols  -  12

Lille:

Jogos - 36
Gols  -  0 

Maccabi Tel Aviv:

Jogos - 27
Gols  -  0

Os números de Vicent Enyeama pela seleção nigeriana:

Jogos - 88
Gols  -  0

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar