Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Son Heung-min - O líder de uma seleção renovada

Por Kaique Oliveira

A Coreia do Sul vem para sua 9ª Copa do Mundo, querendo repetir a campanha de 2002, em que foram um dos donos da casa e conseguiram chegar as semi-finais. Com a seleção totalmente renovada, a esperança está no melhor atacante e jogador do país atualmente. Son Heung-min.

Son é um atacante jovem ainda, é um segundo atacante que sabe usar e chutar com os dois pés, além de ser habilidoso, tem mostrado constantemente que é um finalizador letal na cara do gol. E ele é o cara dessa seleção coreana.

 Son vem ao mundial com moral por ter ajudado o seu clube, o Bayer Leverkusen, da Alemanha, a terminar a Bundesliga na zona de play-offs da Champions League e ter feito uma dupla de sucesso com Kiessling, que resultou em 25 gols dos 60 marcados pelo Leverkusen.

Em 2008, Son saiu do sub-18 do FC Seoul e se juntou as categorias de base do Hamburgo com a idade de 16 anos. Ele foi impressionante na pré-temporada de 2010/2011, liderando a equipe com nove gols e assinou o seu primeiro contrato profissional em seu aniversário de 18 anos. Depois de marcar contra o Chelsea, em agosto, Son teve que ficar parado por dois meses devido a uma lesão no pé. Ele voltou em 30 de outubro de 2010 marcando o seu primeiro gol contra o Colônia, aos 24 minutos do primeiro tempo. O gol de Son o fez dele o mais jovem jogador do Hamburgo por ter marcado um gol na Bundesliga com 18 anos, quebrando assim o recorde anterior, que já durava 39 anos, marca que era de Manfred Kaltz. Son assinou um novo contrato com o Hamburgo, que iria mantê-lo no clube até 2014. Afirmou-se, que Son tinha o que é preciso para se tornar o próximo Cha Bum-Kun , um jogador lendário na Bundesliga, que é da mesma nacionalidade que Son.

Durante a pré-temporada de 2011/2012, Son marcou 18 gols em 9 jogos. Depois de perder o jogo de abertura devido a uma febre, Filho marcou dois gols em três jogos. Infelizmente, ocorreu a mesma coisa que aconteceu na última temporada, o coreano pegou uma lesão no tornozelo na derrota por 4x3 para o Colônia em 27 de agosto e son ficou fora de ação por quatro a seis semanas. Felizmente, a recuperação de Son foi mais rápido do que o esperado, e ele voltou à ação apenas três semanas mais tarde, como substituto na derrota do Hamburgo por 1x0 contra o Borussia Mönchengladbach em 17 de setembro. Ao longo da temporada 2011/2012 , Son Heung-min fez 30 jogos pelo Hamburgo e marcou 5 gols, incluindo gols decisivos contra Hannover e Nurnberg no final da temporada para ajudar a garantir a permanência do Hamburgo na Bundesliga.

Após as vendas dos atacantes Paolo Guerrero para o Corinthians e Mladen Petric para o Fulham, o técnico do Hamburgo, Thorsten Fink,  optou por colocar Son como titular na temporada 2012/2013. A temporada foi uma temporada boa para o desenvolvimento de Son. Como ele marcou dois gols na fixação fora de casa contra o Borussia Dortmund em fevereiro de 2013, ajudando a sua equipa a uma vitória por 4x1, Son foi escolhido o homem do jogo pelo jornal alemão ''Kicker''.

 Em 13 de junho de 2013, o Bayer Leverkusen confirmou a contratação de Son por 10 milhões de euros, a contratação mais cara do clube em sua história. Son assinou um contrato de cinco anos com a equipe. E Son se ajustou rapidamente ao seu novo clube na pré-temporada, marcando três gols em seus três primeiros jogos pela equipe em amistosos (contra 1860 Munique, Udinese e KAS Eupen respectivamente).

Em 9 de novembro de 2013, Filho marcou seu primeiro hat-trick no Bayer Leverkusen na vitória por 5x3 contra o Hamburgo, seu ex-clube. No dia 7 de Dezembro de 2013, Filho marcou um gol decisivo contra o Borussia Dortmund para colocar o seu clube a apenas quatro pontos da liderança da Bundesliga. Em 10 de março de 2014, filho marcou gol contra o Werder Bremen, garantindo sua equipe para os play-offs da temporada 2014/2015 da Champions League. Son foi companheiro de Kiessling no ataque e juntos formaram um ataque letal na Bundesliga, com 25 gols marcados, sendo 10 gols de Son e 15 gols de Kiessling.

 Pela seleção, Son já fez vários jogos pela Coreia do Sul, marcando seu primeiro gol contra a Índia na Copa da Ásia de 2011, O ex-técnico da Coreia do Sul, Cho Kwang-Rae reconheceu que Son não tinha tido chances suficientes a ele e prometeu mais atenção as atuações de Son nas próximas partidas. Depois de a Coreia inicialmente perder os dois primeiros jogos das eliminatórias para a Copa de 2014, devido a uma lesão no tornozelo, Son jogou um amistoso contra a Polônia em outubro e isso garantiu a convocação para as eliminatórias contra os Emirados Árabes e foi o destaque do time.

Son recusou a oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, optando por se concentrar em sua carreira no Hamburgo. Ao ser perguntado de o por que recusar a oportunidade, Son disse em entrevista o por que: "Na Coreia, uma aparição olímpica tem um significado especial, mas eu quero acelerar no Hamburgo. Que importa é a derramar todo o meu tempo no treinamento da equipe". Son, no entanto, jogou para a seleção nacional nas eliminatórias contra o Líbano e o Irã em 2012 e virou figura constante em amistosos e nas eliminatórias, isso já em 2013. Nas eliminatórias da Copa do Mundo contra o Catar no dia 23 Março de 2013, Son entrou como substituto aos 36 minutos do segundo tempo e marcou o gol da vitória aos 51 minutos da segunda etapa e foi o único gol de Son nas eliminatórias e foi extremamente decisivo.

Son vem ao mundial para liderar a seleção coreana, junto com Park Chu-Young , seu companheiro de ataque na seleção. E Son, pelo futebol que vem apresentando nas últimas temporadas, mostra que é capaz, de fazer os coreanos fazerem uma boa Copa. A Coreia e Son estreiam dia 17 de junho, contra a Rússia, na Arena Pantanal.

 Os números de Son Heung-min pelos clubes:

Hamburgo:

Jogos - 73
Gols  - 20

Bayer Leverkusen:

Jogos - 31
Gols  - 10

Os números de Son Heung-min pela seleção coreana:

Jogos - 23
Gols  -  6

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar