A Copa do Mundo está entrando em campo de elite como esporte na
televisão americana. Os índices de audiência do jogo do último domingo entre os
Estados Unidos e Portugal foram os maiores para qualquer jogo de
futebol e alcançaram mais espectadores que eventos como as finais da NBA
ou da World Series (de beisebol).
O jogo, que terminou
em empate de 2 a 2 depois que Portugal marcou um gol no fim do jogo,
atraiu 18,2 milhões de espectadores na ESPN. O recorde anterior, para a
final da Copa do Mundo Feminina de 1999, vencida pelos Estados, teve
17,9 milhões. Este jogo, porém, foi exibido em TV aberta (pela rede ABC)
em vez de TV a cabo.
Ainda que não se aproxime dos totais dos playoffs da NFL, ou mesmo
dos jogos da temporada regular, a audiência americana para a partida de
Estados Unidos e Portugal ofuscou com facilidade os playoffs da NBA este
ano, que tiveram 15,5 milhões de espectadores, e também da World Series
de 2013, que teve 14,9 milhões.
A ESPN informou na segunda-feira que o jogo foi o evento mais assistido fora da NFL ou do
futebol universitário. No pico de audiência, o jogo foi assistido por 23
milhões de pessoas.
Como ocorre em todos os grandes eventos
esportivos, os números não refletem precisamente os espectadores que
assistiram o jogo em grupos – em bares e outros lugares.
O
resultado reflete o crescimento geral do interesse nos EUA pelos jogos
da Copa do Mundo. Na ESPN, ESPN 2 e ABC (canais da Walt Disney Company),
o público do mundial no Brasil cresceu cerca de 50% em relação à edição
realizada na África do Sul há quatro anos: 4,3 milhões de espectadores
por partida, em média, contra 2,8 milhões em 2010.
A menos que os Estados Unidos avancem para a fase eliminatória, o
jogo de domingo pode ser o ponto alto dos índices de audiência da Copa
do Mundo no país, já que foi disputado durante as horas típicas dos
eventos esportivos (tarde de domingo). Já o próximo jogo dos EUA, contra
a Alemanha, será na quinta-feira, às 13h.
O Twitter também
informou na segunda-feira que o mais de 8 milhões de mensagens foram
postadas durante o jogo. E o Facebook registrou cerca de 10 milhões de
participantes que fizeram 20 milhões de mensagens sobre a partida.
Fonte: O Globo
0 Comentários