Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Eden Hazard - o craque da melhor geração belga da história

A Bélgica vem para sua 12ª Copa do Mundo e volta para ela após doze anos. Se espera muito da seleção belga nesse ano, por ser considerada por muitos a melhor geração da história do país e por ter chegado ao mundial de forma invicta nas eliminatórias.

E o craque dessa geração bela é Eden Hazard. Hazard é jovem, tem 23 anos e um grande futebol. Hazard joga como meia-atacante, jogando pelo lado esquerdo do campo. Tem uma grande explosão, o que lhe favorece em uma mudança de ritmo e também o ajuda em contra-ataques. Além disso é muito habilidoso e sabe driblar como poucos.

Hazard fez uma temporada fantástica, mesmo com o Chelsea não ganhando nenhum título. Fez 49 jogos esse ano pela equipe e 17 gols, sendo assim um dos destaques do clube na temporada e chega ao mundial com moral para liderar a Bélgica.

Eden Hazard começou sua carreira jogando futebol na cidade natal, no clube Royal Stade Brainois em 1995. Ele passou oito anos no clube antes de ir para o AFC Tubize em 2003. Hazard foi descoberto por um olheiro do Lille, jogando em um torneio local, com o clube. Mais tarde em um relatório, o olheiro descreveu o jogador aos funcionários do clube e depois em uma reunião com os pais de Hazard, o jovem assinou um contrato de 3 anos com a equipe.

Tendo assinado contrato com o Lille, Hazard começou a dar os primeiros passos no clube nas categorias de base, onde dois anos mais tarde, em 2007, foi chamado para a equipe principal pelo técnico Claude Puel em amistoso contra o Club Brugge.

Para temporada 2008/2009, Hazard usou o número 26 na camisa e com a chegada de Rudi Garcia passou a ser usado com mais frequência. O primeiro gol da carreira de Eden em 20 de setembro de 2008 contra o Auxerre resultou em ele se tornar o mais jovem a marcar um gol na história do clube. Após a temporada, ele foi nomeado pela FNUAP o jogador jovem do ano, tornando-se o primeiro não francês a atingir essa honra.

Após a temporada 2008/2009, a especulação constante da mídia ocorreu em vários países a respeito da disponibilidade de Hazard no mercado de transferências. Apesar do presidente do Lille, Michel Seydoux declarar que o jogador desejava permanecer no clube por pelo menos mais uma temporada, vários clubes demonstraram interesse no jogador. Entre os clubes notáveis ​​que desejavam o jogador estavam o Arsenal, Manchester United, Internazionale de Milão, Barcelona e Real Madrid. A lenda do futebol francês Zinedine Zidane pessoalmente recomendou o jogador ao Real Madrid. Em 22 de outubro de 2009, ele marcou um gol na importante vitória por 3x0 sobre o Genoa aos 39 minutos do segundo tempo pela Europa League.

No dia 29 de abril, Hazard foi nomeado para o prêmio de Jogador do Ano na Ligue 1. Em maio, Hazard foi premiado com o troféu de Jogador Jovem pela FNUAP do ano pela a segunda temporada consecutiva. Ele é o primeiro jogador, desde a criação do prêmio em 1994, a ganhar o prêmio duas vezes.

A temporada do Lille e de Hazard em 2010/2011 foi importante para os dois lados. Hazard teve um começo de temporada 2010/2011 espetacular, marcando gols e dando assistências, tanto pelo Campeonato Francês quanto na Europa League. No dia 2 de abril de 2011, completou o seu jogo de número 100 pelo Lille, e marcou o segundo gol na vitória por 3x1 sobre o Caen, vitória que também ajudou o seu time a ficar com oito pontos de vantagem na liderança do campeonato. Com Hazard, o Lille voltou a ganhar um título, foi a Copa da França de 2010/2011, numa difícil vitória por 1x0 contra a forte equipe do Paris Saint-Germain na final do torneio. A conquista desse torneio representou um título inédito na carreira de Hazard e também depois de 1955 o Lille voltou a erguer a taça de campeão da Copa da França.

Mais tarde o Lille venceu a Ligue 1 2010/2011 com duas rodadas de antecipação, esse que representava o segundo título de Hazard em sua carreira profissional, ficando 8 pontos à frente do segundo colocado, o Olympique de Marseille, Hazard foi nomeado o Jogador do Ano, tornando-se o mais jovem jogador a ganhar o prêmio. Ele também entrou para a seleção do torneio pela segunda vez consecutiva.

No dia 28 de maio de 2012, acertou a sua transferência ao Chelsea, então campeão da UEFA Champions League. Hazard era disputado por mais outros clubes como Manchester City e Manchester United. Foi apresentado oficialmente uma semana depois, no dia 4 de junho. Hazard assinou contrato por cinco anos com os ingleses, numa transferência avaliada em 32 milhões de libras, mais um bônus pago ao clube, e segundo a imprensa inglesa, seu novo salário estaria cotado em 100 mil libras semanais.

Após amistosos de pré-temporada, Hazard estreou oficialmente pelos Blues no dia 19 de agosto, na vitória por 2x0 sobre o Wigan. O belga não marcou gols, mas fez uma estreia destacável, dando assistência para o primeiro gol e sofrendo um pênalti. A cobrança foi convertida por Frank Lampard, para marcar o segundo. Em sua segunda partida, apenas três dias depois, foi o autor de mais três assistências na vitória por 4x2 sobre o Reading. Seu primeiro gol oficial com a camisa do Chelsea aconteceu na rodada seguinte, novamente em jogo válido pela Premier League desta vez contra o Newcastle United. Hazard foi o autor do primeiro gol na vitória por 2x0, em cobrança de pênalti. O segundo foi marcado por Fernando Torres com assistência de calcanhar do belga.

Em janeiro de 2013, durante o empate dos londrinos por 0x0 contra o Swansea City, pela Copa da Liga Inglesa, Hazard agrediu um gandula que retardava a devolução da bola ao campo, o que culminou com a sua expulsão. Apesar de ter conversado com o agredido e ter pedido desculpas após o jogo, o belga pode não escapar de uma punição da FA. Fez um gol contra o Sparta Praga e ajudou o Chelsea a se classificar para a próxima fase. Fez um gol contra o Manchester United em 10 de março, na partida válida pela Copa da Inglaterra que terminou no empate de 2x2. Marcou um gol na vitória do Chelsea sobre o West Ham por 2x0 em 17 de março. Marcou o segundo gol do Chelsea no empate por 2x2 com o Liverpool em 21 de abril de 2013, pela Premier League.

A temporada de 2013/2014 não foi tão boa para o Chelsea, mas foi boa para Hazard que fez um bom campeonato Inglês, marcando 14 gols e sendo participativo em grande parte dos gols do clube. O melhor jogo de Hazard nesta temporada foi contra o Newcastle em 8 de fevereiro de 2014, onde marcou um hat-trick, mostrando nos três gols a maioria de sua habilidade. Em abril de 2014, Hazard ganhou o PFA Jogador Jovem do Ano prêmio e terminou em segundo lugar na disputa para a PFA Jogador do Ano onde Luís Suárez venceu. Em maio de 2014, Hazard foi eleito o Jogador do Ano do Chelsea em sua segunda temporada em Stamford Bridge.

Pela seleção belga, Hazard foi convocado pela primeira vez em novembro de 2008 para a partida contra a seleção de Luxemburgo. Ele fez sua estreia substituindo o atacante Wesley Sonck aos 22 minutos do segundo tempo. Em sua estreia, Hazard se tornou o oitavo jogador mais jovem a jogar pela Bélgica com 17 anos e 316 dias. Em 12 de agosto de 2009, depois de aparições consecutivas com a equipe, ele fez sua primeira partida como titular na derrota por 3x1 para a República Tcheca.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, Hazard ajudou a Bélgica a chegar a Copa de maneira invicta e voltar a ela após doze anos, com 8 vitórias e 2 empates. Hazard só marcou dois gols, mas sempre foi participativo na maioria dos gols da Bélgica.

Hazard é o melhor jogador dessa nova geração belga, sem dúvidas. Ele fez uma ótima temporada e vem com moral ao mundial. Se tudo der certo nessa copa para os belgas, talvez Hazard, o craque da melhor geração belga possa levar a seleção a melhor campanha do país na história das Copas que foi um 4º lugar em 1986. A Bélgica e Hazard estreiam na Copa do mundo dia 17 de maio, contra a Argélia, no Estádio Mineirão.










Os números de Eden Hazard pelos clubes:

Lille: 

Jogos - 147
Gols  -  36
Títulos: Ligue 1 (2010/2011), Copa da França (2010/2011)

Chelsea:

Jogos - 69
Gols  - 23
Títulos: UEFA Europa League (2012/2013)

Os números de Eden Hazard pela seleção belga:

Jogos - 45
Gols  -  5

Foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar