Últimas Notícias

Surto História: Philip Noel-Baker, o britânico que foi da prata Olímpica até o Nobel da Paz

Philip John Baker (GBR) nasceu em Londres (GBR) em 1º de Novmebro de 1889, começou desde cedo a sua vida em competições. Representando Cambridge, venceu a prova das 880 jardas (804 metros, aproximadamente), contra o rival da tradicional universidade britânica: Oxford, em 1910, 1911 e 1912 e ainda venceu a milha (1609 metros) em 1909.

Baker participou de sua primeira Olimpíada em Estocolmo 1912. Nos 800m, o britânico não passou da primeira eliminatória. Já nos 1500m, ele sacrificou a sua prova para ajudar o seu compatriota, Arnold Jackson (GBR), a conquistar a medalha de Ouro. Baker acabou em 6º lugar.

Após os Jogos de 1912, veio a I Guerra Mundial, e, como pacifista, Baker recusou-se a lutar, mas liderou o "Corpo de Ambulância de Amigos", servindo na França e ganhando várias condecorações em razão dos seus préstimos. Ainda na I Guerra, ele ajudou em uma unidade de ambulâncias britânicas na Itália, ganhando condecorações, tanto da Grã Bretanha, quanto da Itália.

Em 1915, Baker casou-se com Irene Noel e acabou adotando o nome da esposa, passando a se chamar Philip Noel-Baker.

Noel-Baker ainda veio a participar de mais uma edição de Jogos Olímpicos, o da Antuérpia, em 1920. Competiu nas mesmas provas de 1912. Nos 800m, passou da 1ª eliminatória, mas não largou nas semi-finais. Nos 1500m fez a melhor prova da sua vida, e acabou com a medalha de prata, sendo batido por Albert Hill (GBR). O bronze foi para Lawrence Shields (USA).

Depois dos Jogos, Noel-Baker passou a se dedicar a promoção da paz e do desarmamento. Participou da redação da Carta da Liga das Nações e também serviu por 36 anos no Parlamento Britânico (1929 - 1931 e 1936-1970).

Após a II Guerra Mundial, em que ele foi o porta-voz do Ministro da Guerra na Câmara dos Comuns, Noel-Baker participou do sub-comitê que criou a agenda preliminar da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Em reconhecimento ao seu trabalho pela paz, desarmamento e por ajudar os refugiados da guerra , Noel-Baker foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1959.

Entretanto, em 1991, nove anos após o seu falecimento, viream a tona a descoberta de 554 cartas de amor e que revelaram o caso que ele mantinha com Megan Llyod George, também membro do Parlamento e que foi sua amante durante 20 anos, e que acabou justamente após o falecimento de Irene, em 1956.


Fonte: Olympstats.com e The Complete Book of the Olympics

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar