Últimas Notícias

Histórico de confrontos: Brasil x Croácia

Histórico de confrontos é a série do "Surto na Copa", de Rodrigo Huk, que busca contar as histórias dos confrontos entre a seleção brasileira e seus adversários na primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

A história da Croácia como nação independente é relativamente recente. O país só conseguiu sua independência da Iugoslávia em 1991, por isso, o histórico de sua seleção nacional é mais modesto, apesar de já ter alcançado uma semifinal de Copa do Mundo.

Contra o Brasil foram dois confrontos, sempre apertados e em que o ataque brasileiro teve grandes dificuldades criativas, apelando para os chutes de longa distância para assegurar um empate e uma vitória.

2005 – Amistoso – Croácia 1x1 Brasil
Em agosto de 2005 as duas equipes se enfrentaram no Poljud Stadium, na cidade croata de Split. Com a base que representaria a amarelinha na Copa do ano seguinte, mas sem Ronaldinho, os brasileiros cometeram muitos erros, ainda sob a ressaca do título da Copa das Confederações. A seleção croata não contava com o atacante Dado Prso, em ótima fase no Rangers.

Niko Kranjcar, que ficou conhecido no Brasil por ser o filho do técnico, abriu o placar, enquanto Ricardinho cobrou falta com perfeição para empatar.



2006 – Primeira fase da Copa do Mundo 2006 – Brasil 1x0 Croácia
Na estreia da Copa de 2006 o Brasil deu os primeiros sinais de que o quarteto fantástico formado por Ronaldinho, Kaká, Adriano e Ronaldo não estava em plena forma. O jogo se arrastou de forma apática durante todo o primeiro tempo, até que no finalzinho da primeira, Emerson recupera a bola no campo de defesa e faz com que ele chegue em Kaká, em condições de finalizar, que chuta com perfeição.

O placar de 1x0 serviu para vencer, mas não convencer, assim como ocorreu durante toda a campanha até a fatídica derrota para os franceses.


Total (v/e/d):
Brasil 1 / 1 / 0 Croácia

Os croatas conseguiram se renovar, mantendo sua seleção em um bom nível, mas com um estilo diferente do que foi visto na década passada. Atualmente os croatas possuem um ataque mais leve e criativo, com Modric ditando o ritmo do meio-campo, dois pontas perigosos como Perisic e Olic, e ainda Eduardo e Kovacic podendo se alternar em campo dependendo da situação. O trunfo brasileiro é a suspensão de Mandzukic para a primeira partida do Mundial.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar