Últimas Notícias

Guia de Sochi 2014 - Patinação de Velocidade em Pista Curta


Ficha Técnica
Local: Iceberg Skating Palace
Datas: 10 a 21 de fevereiro
Atletas: 116 de 25 países
Eventos: 8 - 500m, 1000m e 1500m (ambos os sexos); revezamentos 5000m (masculino) e 3000m (feminino).

A patinação de velocidade em pista curta é disputada num traçado circular de 111,12 metros de comprimento (o rinque é do tamanho de uma quadra de hóquei no gelo). As diferenças com a modalidade em "pista longa" não param por aí: são mais de 2 atletas por balizamento, e por consequência do montante de atletas, cada um deles precisa usar um capacete com um número marcado, como indicação. Além disso, as lâminas dos patins são especiais, para diminuir o desgaste da pista.

O esporte apareceu como demonstração em Calgary 1988, e em Albertville 1992, a modalidade entrou de vez no programa olímpico.

Como será em Sochi... Nas provas de distância, todas são disputadas em formato de eliminatória, com os melhores de cada balizamento se classificando para as fases seguintes. Nos revezamentos, os atletas não precisam trocar de parcerias em todo o percurso, mas nas duas voltas finais a troca é obrigatória. O esporte é dominado por sul-coreanos, chineses, canadenses e norte-americanos.

Os sul-coreanos apostam suas fichas em Sin Da-Woon. O atleta é a esperança do país de conquistar os ouros que vieram pelas mãos de Lee Jung-Su em Vancouver. Kim Yun-Jae é outro sul-coreano com boas chances de medalhar em Sochi.

Os Estados Unidos vão para Sochi sem o seu maior ídolo no esporte, Apolo Ohno, que saiu de cena após os Jogos de Vancouver, em 2010. A esperança da vez atende pelo nome de J.R. Celski, que saiu daqueles jogos com 2 bronzes e será a arma do país para não sair de mãos vazias em Sochi na disputa masculina. A China também não é a equipe mais forte do cenário masculino, e aposta em Liang Wenhao para sair de Sochi com medalhas.

Charles Hamelin, favorito canadense
E o Canadá estará com sua equipe comandada por Charles Hamelin para rivalizar com os atletas da Coreia do Sul. Hamelin buscará o bicampeonato nos 500m, mas tem como rivais o chinês Wenhao e o companheiro de equipe Oliver Jean. Nas outras provas, o maior desafio será passar por Sin Da-Woon.

Pelo revezamento 5000m, a equipe favorita ao ouro é a do Canadá, imbatível na prova. A equipe da Rússia recentemente apareceu com bastante força nos últimos torneios, mas falta para a equipe cancha nos torneios olímpicos. A Coreia do Sul é a mais forte candidata a rivalizar com os canadenses pelo título.

Entre as mulheres, Wang Meng seria a principal favorita aos títulos, mas graças a uma lesão no tornozelo após se chocar com uma companheira durante treinamentos, ela acabou de fora da delegação da China convocada para a Olimpíada. Médicos também recomendaram a atleta que não fosse aos Jogos em Sochi para não agravar o estado da lesão.

Sem a chinesa favorita ao ouro, a sul-coreana Park Seung-Hi, bronze em dois eventos de Vancouver, e Marianne St. Gelais, canadense que conquistou duas pratas em 2010, e é presença constante entre os primeiros lugares acabaram se tornando as principais favoritas aos títulos em Sochi.

No revezamento 3000m, a China larga na frente, com os revezamentos do Canadá e da Coreia do Sul correndo por fora pelo título olímpico. Mesmo sem Meng, as chinesas possuem uma equipe forte o bastante para defender o título.


Park Seung Hi (KOR), uma das favoritas ao título após a lesão de Wang Meng - Foto: AFP

Como foi em Vancouver... Graças ao torneio feminino, a China liderou o quadro de medalhas na competição: 4 ouros. Wang Meng levou três deles, dois em provas individuais (500m e 1000m) e no revezamento. Zhou Yang faturou os 1500m e também fez parte do revezamento feminino chinês.

No masculino, o sul-coreano Lee Jung-Su venceu as provas de 1000m e 1500m, enquanto Charles Hamelin venceu os 500m. E no revezamento 5000m, o Canadá faturou o ouro.

Curiosidades:

- Haralds Silovs, da Letônia, se tornou o primeiro patinador de velocidade a competir nas duas modalidades em uma mesma Olimpíada (Vancouver 2010). Detalhe: no mesmo dia, ele entrou na disputa dos 5000m da pista longa; e depois, disputou na pista curta os 1500m, sem conseguir melhores resultados em ambos os eventos. Em Sochi, o letão disputará apenas a modalidade longa.

- O domínio sul-coreano no esporte está traduzido no quadro de medalhas histórico de Olimpíadas: 19 ouros, 11 pratas e 7 bronzes, 37 no total. O Canadá e a China empatam com 7 ouros e 10 pratas, e o desempate: 8 bronzes para o Canadá e 7 para os chineses.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar