Últimas Notícias

Guia de Sochi 2014 - Patinação de Velocidade


Ficha Técnica
Local: Adler Arena
Datas: 8 a 22 de fevereiro
Atletas: 125
Eventos: 12 - 500m, 1000m, 1500m, 5000m e perseguição por equipes masculino e feminino, 3000m feminino e 5000m masculino

Na Patinação de Velocidade os atletas correm de dois em dois (nas provas individuais) ou em equipes em uma pista oval de 400m separada por uma faixa central. A cada volta os participantes devem trocar de faixa durante a reta oposta. Trocas de faixas irregulares, contatos e obstruções são motivos para desqualificação.

Como será em Sochi... Na prova dos 500m os atletas correm duas vezes, a soma dos tempos determina o vencedor. Já nas outras distâncias os patinadores correm apenas uma vez, quem terminar com o menor tempo é o campeão. A perseguição por equipes é composta por oito voltas no masculino e seis no feminino, em que três competidores de cada país se alternam na frente de seus companheiros, que formam uma fila. O tempo é determinado pelo último atleta a cruzar a linha de chegada.

Os 500m masculinos são dominados pelo sul-coreano Mo Tae-bum, campeão olímpico, Mundial e líder do ranking da Copa do Mundo 2013/14. Olho também nos japoneses Keiichiro Nagashima e Joji Kato, e no forte quarteto holandês. Já nos 1000m o domínio é do norte-americano Shani Davis, perseguido por Mo Tae-bum e os sempre presentes atletas da Holanda.

Shani Davis também é um forte nome para os 1500m, e deve brigar pelo ouro com a dupla holandesa Mark Tuitert e Koen Verweij. Nos 5000m a Holanda finalmente aparece com um favorito disparado: Sven Kramer, atual campeão olímpico e líder do ranking da Copa do Mundo. Jorrit Bergsma (NED), Lee Seung-Hoon (KOR) e Bart Swings (BEL) são os principais candidatos a estragar o bi de Kramer. Os mesmos nomes estarão presentes na disputa dos 10.000m. Na perseguição por equipes a liderança da Copa do Mundo é da Holanda, seguida por Coréia do Sul e Estados Unidos. Os canadenses, atuais campeões olímpicos, ocupam a sexta colocação.

Olho nela: Martina Sáblíková
Nos 500m femininos, Sang-Hwa Lee (KOR) é a grande favorita a buscar o bi. Brigando para compor o pódio aparecem Olga Fatkulina (RUS), Heather Richardson (USA), Jenny Wolf (GER) e Beixing Wang (CHN). Nos 1000m surge a expectativa pelo desempenho da campeã olímpica Christine Nesbitt, que não obteve destaque na última temporada mas possui um forte potencial. Suas principais adversárias são Hwa Le, Olga Fatkulina (RUS) e as sempre presentes holandesas e norte-americanas.

A disputa dos 1500m é comandada pela holandesa Ireen Wüst, perseguida por sua compatriota Lotte van Beek e a norte-americana Brittany Bowe. Já nas longas distâncias a tcheca Martina Sábliková é um dos grandes nomes do esporte. Única atleta a conquistar dois ouros em Vancouver na patinação de velocidade, ela segue em grande forma, liderando o ranking da Copa do Mundo. Quem a ameaça são as alemãs Claudia Pechstein e Bente Kraus, e a holandesa Antoinette de Jong. Para a perseguição por equipes, a Holanda apresenta a equipe mais forte.

Como foi em Vancouver... Coréia do Sul e Holanda terminaram com três medalhas de ouro, sendo que a Coréia conquistou mais pratas, em resposta ao maior número de medalhas holandesas. Mo Tae-bum (KOR) venceu sem problemas os 500m, enquanto o norte-americano Shani Davis foi o campeão dos 1000m. No entanto, o norte-americano foi batido por Mark Tuitert (NED) nos 1500m. Sven Kramer (NED) conquistou os 5000m com recorde olímpico, mas não terminou a prova dos 10.000m, deixando o título com o sul-coreano Lee Seung-hoon. Na perseguição por equipes os donos da casa surpreenderam e conquistaram o ouro.

No feminino a Coréia do Sul também dominou os 500m, com Lee Sang-hwa. Nos 1000m a canadense Christine Nesbitt finalmente conquistou o ouro, que havia batido na trave em Turim. A holandesa Ireen Wüst garantiu o título nos 1500m, enquanto a tcheca Martina Sáblíková venceu os 3000m e 5000m, deixando a alemã Stephanie Beckert com duas pratas. Por fim, a Alemanha desencantou na perseguição por equipes, conquistando o único ouro do país no esporte em 2010.

Curiosidades:
- A Holanda é o país que mais possui medalhas na Patinação de Velocidade na história das Olimpíadas (82), no entanto, são os Estados Unidos que possuem o maior número de ouros (29);
- Os atletas atingem até 65km/h durante uma corrida.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar