Últimas Notícias

Guia de Sochi 2014 - Patinação Artística

Ficha Técnica
Local: Iceberg Skating Palace
Datas: 6 a 22 de fevereiro
Atletas: 149 de 30 países
Eventos: 5 Eventos - 1 Masculino, 1 Feminino e 3 Mistos (Pares, Dança no Gelo e Competição por Equipes)

A Patinação Artística está no programa Olímpico desde o começo dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924. Sob a atual regra de pontuação, cada patinador recebe uma pontuação com base nos elementos da rotina que ele irá fazer. Cada elemento tem uma dificuldade pré definida pela ISU (União Internacional de Patinação). A pontuação total é composta pela nota técnica e nota da execução da rotina somadas. O campeão é quem somar mais pontos após os programas curto e longo.

Como será em Sochi... O programa da Patinação será composta pelo Individual masculino, Individual Feminino, Pares, Dança no Gelo e a estreia da Patinação por Equipes. Todos se apresentarão primeiramente o programa Curto e depois o programa Longo. Quem obtiver mais pontos após a soma dos dois programas leva o ouro.

No caso da Patinação por Equipes, cada país é representado por atletas em todas as quatro modalidade. A pontuação de todos os membros da equipe será somada e a equipe vencedora será a que tiver mais pontos.

Os favoritos... No masculino a ausência do campeão olímpico Evan Lysacek (USA) por lesão deverá ser sentida, abrindo espaço para o vencedor do Grand Prix, Yuzuru Hanyu (JPN) e para o excelente Patrick Chan (CAN) disputarem o ouro. Evgeni Plushenko (RUS), apesar das frequentes contusões, compete em casa, e Javier Fernandez (ESP) também pode surpreender.

No feminino, o grande duelo será entre Mao Asada (JPN) e Yuna Kim (KOR). Asada foi campeã do Grand Prix Final, enquanto Kim está retornando de contusão, mas vem vencendo torneios com boas notas. Gracie Gold (USA), Julia Lipnitskaia (RUS) e Ashley Wagner (USA) completam a luta pelo pódio.

Nos pares, o duelo pelo ouro deve ficar restrito entre Savchenko/Szolkowy (GER) e Volosozhar/Trankov (RUS), assim como o duelo entre Davis/White (USA) e Virtue/Moir (CAN) dará o tom na Dança com Gelo.

Como já falamos, Sochi marcará a estreia da Patinação por Equipes em uma competição internacional.

Mao Asada durante o programa Longo do Grand Prix Final

Como foi em Vancouver... Masculino: 1. Evan Lysacek (USA), 2. Evgeni Plushenko (RUS), 3. Daisuke Takahashi (JPN)
Feminino: 1. Yuna Kim (KOR) 2. Mao Asada (JPN), 3. Joannie Rochette (CAN)
Pares: 1. Xue/Hongo (CHN), 2. Qing/Jian (CHN), 3. Savchenko/Szolkowy (GER)
Dança no Gelo: 1. Virtue/Moir (CAN), 2. Davis/White (USA), 3. Domnina/Shabalin (RUS)

Curiosidades
- Os Estados Unidos lideram o Quadro de Medalhas da modalidades em Jogos Olímpicos, com um total de 46 medalhas (14 de ouro, 16 de prata e 16 de bronze). Em seguida vem Rússia, Áustria e Grã Bretanha.
- A Patinação Artística, ao lado do Hóquei no Gelo, já fez parte do programa Olímpico dos Jogos de Verão. Aconteceu nos Jogos de Londres 1908 e da Antuérpia em 1920.
- Em Sochi, o Brasil fará sua estreia na Patinação Artística, com Isadora Williams.
- Antes do Campeonato dos EUA de Patinação Artística, Nancy Kerrigan (USA) foi agredida por um homem que acertou uma barra de ferro acima de seu joelho durante um treinamento. Após a investigação, foi descoberto que a agressão foi ordenada por Tonya Harding (USA), rival de Kerrigan, com ajuda do ex-marido e de seu segurança. Kerrigan não disputou o Campeonato, que era classificatório para Lillehammer 1994, mas acabou disputando os para os Jogos mesmo assim, onde conquistou a medalha de prata. Já Harding foi banida do esporte.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar