Últimas Notícias

Guia do Eurobasket Parte I

 


 


Dia 4 de Setembro começa na Eslovênia o EuroBasket, torneio europeu de basquete que define seis classificados para o mundial que será realizado na Espanha em 2014. Os Espanhóis, atuais campeões, são favoritos, por estarem classificados e por terem um bela seleção. Mas Rússia, França, Lituânia vão tentar quebrar em favoritismo. Como é um campeonato de 24 seleções, vamos dividir esse guia em duas partes, sendo a primeira, com a fórmula de disputa, e os grupos A e B, agora:

Fórmula de disputa:

24 seleções estão divididas em 4 grupos de 6. Os três melhores de cada grupo vão para segunda fase, onde serão divididos em mais dois grupos(os 3 melhores de A e B em um grupo e os 3 melhores de C e D em outro). Os quatro melhores de cada grupo fazem as quartas de final. Os vencedores se classificam para o mundial e os perdedores fazem a disputa do 5º ao 8º lutando por 2 ou 3 vagas, dependendo da Espanha ficar entre os seis primeiros.


Grupo A

Alemanha: A Alemanha vai ter tentar o impossível. Sem seu principal astro, Dirk Nowitzki e também sem Chris Kaman, os alemães vem com a seleção mais jovem desse Eurobasket, com média de 25 anos. Valores como o ala armador Lucca Staiger (foto), o armador Basitan Doreth e o armador Heiko Schaffartizik vão tentar fazer o time ir nas quartas de final, mas a situação é difícil.


Ranking FIBA: 13º
Títulos: 1(1993)
Palpite: Segunda fase

Bélgica: Os Belgas tentam o inevitável: Ser o saco de pancadas da competição. Para isso, conta com suas estrelas que jogam no basquete espanhol, o ala pivô Axel Hervelle, o ala armador Jonathan Tabu e o armador Sam Van Rossom (foto). Pouco ainda diante de um grupo tão forte.


Ranking FIBA: 77º
Melhor posição: 6º em 1935
Palpite: lanterna do grupo

França: Os Franceses mais uma vez tentam conquistar a Europa pela primeira vez. E o time vem forte. Tony Parker, Boris Diaw, Nando de Colo e Nicolas Batum vem da NBA para fazer esse sonho do título realidade. Só que a situação não será fácil, pois a Espanha está forte também. Vai depender de como estará Tony Parker(foto) no dia do confronto contra os Espanhóis. Nesse Grupo, os franceses passam fácil.


Ranking FIBA: 8º
Melhor posição: vice em 1949 e 2011
Palpite: Favorito ao título

Grã Bretanha: Os britânicos vem sem sua força máxima. Luol Deng, Pops Mensah-Bonsu e Joel Freeland recusaram suas convocações e com isso, os britânicos vem sonhando em passar de fase. O time deve apostar em no ala pivô Daniel Clark (foto) e em jovens como o pivôs Alasdair Fraser e os armadores Alex Marcotulio e Devon Van Oostrum. Pouco para sonhar com uma vaga no mundial.


Ranking FIBA: 23º
Melhor Posição: 13º em 2009 e 2011
Palpite: Segunda fase

Israel: Os israelenses tentam voltar aos bons tempos dos anos 70/ início dos 80. Para isso, eles depositam suas esperanças em ala Omri Cassipi (foto), Ex-NBA, para dar algo a mais para seleção. Que também conta com bons valores como o ala Lior Eliyahu e o pivô Alexander Tyus. Talvez seja o suficiente para passar de fase e quem sabe, chegar as quartas de final.


Ranking da FIBA: 31º
Melhor posição: vice em 1979
Palpite: Passa pra segunda fase

Ucrânia: O patinho feio das herdeiras da União Soviética no basquete tenta mais uma vez fazer um bom papel no Eurobasket. Mas a situação não é boa, pelo grupo que os ucranianos ficaram. Mas a confiança é no ala armador Sergii Gladyr (foto, de azul), mas é pouco. Talvez contem com o imponderável, mas é pouco provável que passem pra segunda fase.


Ranking da FIBA: 50º
Melhor posição: 13º em 97 e 2005
Palpite: fica na primeira fase.


Grupo B:

Bósnia: Os Bósnios vem com esperanças de igualar o seu bom resultado de 1993 e quam sabe chega rum pouco mais longe para chegar ao mundial. Comandados pelo o ala pivô Mirza Teletovic (foto), do Brooklyn Nets, a seleção está confiante. Sem contar com os bons valores o ala Nihad Djederovic, o pivô Elemdin Kikanovic e o armador Zackary Wright. Pelo menos, a segunda fase é um objetivo plausível para a Bósnia


Ranking FIBA: 50º
Melhor posição: 8º em 1993
Palpite: Disputa uma vaga na segunda fase com a Letônia

Letônia: Os letões são outra seleção confiante para repetir um bom resultado passado. Para isso, eles contam com a força do conjunto.O jovem ala armador Daris Bertans (fotos) vai jogar com experiente ala armador Janis Blums, que serão abastecidos pelo o armador Janis Strelnieks, e no garrafão terá o ala pivô Kaspars Berzins.O time tem boas chances de passar à segunda fase, e depois oque vier é lucro para a Letônia


Ranking FIBA: 39º
Melhor posição: 8º em 2001
Palpite: Disputa uma vaga na segunda fase com a Bósnia

Lituânia: A Lituânia vai tentar conquistar mais um EuroBasket. Depois de quase ficar de fora dos jogos olímpicos, os lituanos não querem e não devem deixar a vaga no mundial escapar. E para isso, terá ajuda dos NBAs Linas Kleiza (ala, foto), Doanatas Montejumas e Jonas Valaciunas (pivôs). Valaciunas é a esperança dos bons tempos da Lituânia com Arvydas Sabonis dominando o garrafão. Mas vencer França, Espanha e Rússia não será fácil.


Ranking FIBA: 5º
Títulos: 1 (2003)
Palpite: corre por fora pelo título

Macedônia: A Macedônia quase conseguiu uma vaga nos jogos olímpicos e agora eles querem a vaga no mundial Se repetiram o resultado do último EuroBasket (4º lugar), estão garantidos. o armador Bo McCalebb (foto) vai fazer o possível pra isso e vai ter ajuda do pivôzão Pero Antic para isso. Esse ano parece que vai ser mais difícil surpreender, mas não é impossível.


Ranking FIBA: 34º
Melhor posição: 4º em 2011
Palpite: Fica nas quartas de final

Montenegro: A seleção montenegrina vem sem muitas chances no campeonato. A Aposta é no pivô do Orlando Magic, Nicola Vucevic(foto), desequilibrar as partidas. Pouco para tentar passar para segunda fase em um grupo tão equilibrado.


Ranking FIBA: 77º
Melhor posição: 21º em 2011
Palpite: Lanterna do grupo

Sérvia: Os sérvios vão tentar retomar o seu caminho de títulos. Mas sem ter grandes jogadores, as coisas ficam dificeis. Mas a sua seleção jovem tem esperanças.o ala armador Nemanja Nedovic está no Golden State Warriors, e tem o pivô ex-NBA Nenad Krstic (foto) e tem outros bons valores como o ala pivo Vladimir Lucic e o armador Milos Teodosic. As chances são boas de conquistar a vaga. Só resta a seleção conseguir dar caldo, o que parece que irá acontecer. Já título, melhor deixar pra outra vez


Ranking FIBA: 12º
Títulos: 3 (95,97,2001)
Palpite: Quartas de final

 Amanhã as análises dos grupos C e D!

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar