Últimas Notícias

Assinado contrato para o plano geral urbanístico do Complexo de Deodoro para 2016




O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou na última quinta-feira a formalização de contrato entre o Governo do Rio e o consórcio Vigliecca Marobal, vencedor da concorrência internacional para elaboração do plano geral urbanístico e de projetos básico e executivo e de domínios comuns do Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016.

O objetivo do contrato, no valor total de R$ 31,6 milhões e custeado pelo governo federal com recursos do Ministério do Esporte, é elaborar o plano de adequação de Deodoro para a realização e operação dos Jogos Rio 2016 e para o funcionamento do complexo esportivo após o evento olímpico.

O complexo é formado pelas instalações legadas dos Jogos Pan-americanos de 2007 – Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, o Centro Aquático de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques e o Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira – e será acrescido de novas estruturas a serem erguidas para os Jogos de 2016: o Parque Radical, ou X-Park, formado pelo Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico de BMX e o Parque Olímpico de Mountain Bike (temporário); e ainda a Arena de Deodoro e a Arena de Rúgbi e Pentatlo Moderno (temporária).

Por iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro, em comum acordo com o Ministério Esporte e a Prefeitura, o contrato terá a coordenação e execução transferidas para a Prefeitura do Rio. O processo de transferência já está em andamento com estudo do formato pelo estado, município e governo federal.

As equipes das partes envolvidas já estão trocando informações e fizeram visita técnica ao complexo esportivo para organização do trabalho e efetivação da transferência o mais breve possível.

Em Deodoro serão disputadas as competições olímpicas de hipismo, ciclismo (mountain bike e BMX), pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi sevens e basquete (preliminares); e as paraolímpicas de tiro esportivo, hipismo, futebol de 7 e esgrima em cadeira de rodas.

As instalações existentes registram uso intensivo. Até julho de 2013, sediaram mais de 270 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais, competições militares e inúmeras provas juvenis, incluindo os Jogos Escolares, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países. O complexo foi ainda uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares, em julho de 2011.

Fonte: Ministério do Esporte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar