Últimas Notícias

Luta Olímpica muda suas regras para permanecer nas Olimpíadas

Foto: AP/Bebeto Matthews

O órgão regulador da Luta Olímpica espera conceber mudanças de regras para fazer as disputas mais emocionantes e fáceis de entender, para garantir a manutenção do esporte nas Olimpíadas.

A federação, conhecida pela sigla FILA, também está mudando sua constituição para incluir uma vice-presidente mulher e aumentar o número de categorias de peso para as mulheres caso permaneça no programa dos Jogos Olímpicos.

O movimento provocou uma crise dentro FILA, forçando a renúncia do presidente Raphael Martinetti. Nenad Lalovic assumiu em caráter interino e empreendeu iniciativas de modernização.

Wrestling é um dos oito esportes disputando a vaga aberta na Olimpíada de 2020. Os outros concorrentes são escalada esportiva, squash, wakeboard, karate, kung fu, patinação de velocidade e uma candidatura combinada de beisebol e softball. A decisão final será votada por todos os membros do COI, em setembro.

As mudanças propostas incluem a implantação de dois períodos de três minutos, em vez de três períodos de dois minutos, com pontuação cumulativa e não o sistema “two-out-of-three” anterior.

As mudanças visam também refinar a forma de penalizar os lutadores que tentam "jogar pelo regulamento" por passividade. Se um árbitro determina que um lutador está sendo passivo, ele receberá uma advertência verbal. Se houver reincidência, a ação será brevemente interrompida e o lutador penalizado terá que marcar um ponto dentro de 30 segundos ou o seu adversário ganha um ponto.

O vice-presidente da FILA, Stan Dziedzic, disse que o objetivo é "restaurar a autoridade dos árbitros para incentivar o lutador a buscar mais o risco. O ônus deve ser colocado sobre os lutadores para ganhar o jogo."

Alguns delegados defenderam que uma mudança imediata seria difícil de se adaptar, enquanto outros disseram FILA precisa mostrar que está mudando, a fim de convencer o COI a manter luta nos Jogos Olímpicos.

Dziedzic disse FILA iria trabalhar para que a disputa do Mundial de Luta, em setembro, ocorra sob as novas regras.


Fonte: AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar