Últimas Notícias

Coluna Lance Livre: 50 anos do bi mundial de basquete






No dia 25 de maio se completa 50 anos da maior conquista do basquete brasileiro. o bicampeonato mundial da seleção brasileira. O campeonato de 1963 realizado no Rio de Janeiro, foi marcante para coroar a grande geração de atletas brasileiros comandados pelo técnico Kanela, considerado o melhor técnico que o basquete brasileiro já teve. E pensar que a conquista começou com uma derrota.

Um mês antes do mundial, a seleção chegaria à final do Pan Americano de 1963 em São Paulo e perderia para os americanos, ficando com a prata. Dali, Kanela levou todos os jogadores a fazer uma concentração, literalmente. Ninguém saia  ou entrava sem autorização, os jogadores tinham que apenas ficar do ginásio para o hotel, do hotel para o ginásio; O Brasil como país sede, entraria na segunda e decisiva fase para definir o campeão. Estados Unidos, França, Itália, Iugoslávia, União Soviética e Porto Rico eram os adversários do Brasil.


Na estreia contra Porto Rico dia 16 de Maio, o Brasil venceu por 62 a 55, após estar perdendo até o intervalo. Amaury Pasos foi o cestinha do Brasil com 18 pontos. Contra a Itália, um passeio, 82 a 61. Victor Mirshauswka, com 18 pontos, foi o destaque do Brasil, seguido de Rosa Branca, com 16 pontos. O terceiro jogo, contra a forte Iugoslávia, o Brasil venceu por 90 a 71, em uma vitória pautada no ritmo arrasador no primeiro tempo. Wlamir Marques foi o cestinha com 24 pontos e Amaury Pasos com 22 pontos também foi destaque do jogo. dia 21, o jogo era contra a França e mais uma vitória de 77 a 63. Victor Mirshauswka marcou 17 pontos, seguido de Wlamir Marques e Rosa Branca com 14 pontos. Contra a União Soviética, a vitória foi de 90 a 79. Victor Mirshauswka fez 27 pontos e foi o grande destaque da partida. Wlamir Marques marcou 20 pontos nesse jogo também.

O último jogo seria contra os americanos. Dessa vez, os Estados Unidos não tinham chance de título, mas poderiam tirar o título do Brasil com uma possível vitória. Era o que a Iugoslávia esperava após eles vencerem a União Soviética na última rodada, por 69 a 67.  Acabou sendo o jogo mais sofrido para o Brasil, que conseguiu no fim uma pequena vantagem para vencer por 85 a 81. Wlamir Marques e
Amaury Pasos desequilibraram para o Brasil com 26 e 22 pontos respectivamente. Com isso o Brasil se tornava bicampeão mundial, vencendo todas as seis partidas da competição. Wlamir Marques foi o MVP`da competição.

Esse foi um feito histórico que parou o país na época, com todos os atletas tendo todas as homenagens possíveis na época. dos jogadores campeões, Ubiratan, Rosa Branca e Waldemar já faleceram, mas os outros 9 campeões( Wlamir Marques, Amaury Passos, Mosquito, Paulista, Fritz, Victor Mirshauswka, Luiz Cláudio Menon, Antônio Sucar, Jatyr Schall) receberão homenagens por essa data tão marcante no basquete brasileiro.

Shotclock

- Flamengo e São José vão decidir quem vai à final no jogo 5. O Flamengo tem como exemplo o Brasília para não bobear na HSBC Arena, e o São José usa o mesmo exemplo pra surpreender. Mas a confusão no jogo 4 manchou um pouco a situação, não adianta dizer quem começou, até porque todos os lados estão errados na história, principalmente Fúlvio e Marcelinho Machado, os protagOnistas dela. Espero que o quinto jogo fique só na quadra, em um jogo que promete ser emocionante.

- San Antonio ao que parece vai levar o título do Oeste. o Memphis não consegue fazer muita frente ao bom time de Greg Popovich, que disse que se for campeão da NBA, se aposenta. Será?

- E Lebron James jogando muito, pode ser a chave para o Miami vencer o titulo do Leste contra o belo time do Indiana, que tem o seu All Star, Paul George. Anotem esse nome, é craque!

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar