Últimas Notícias

Etapa brasileira da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno começa nesta quarta


foto:divulgação





Nesta quarta-feira, dia 20, começam as disputas da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada no Brasil. Até domingo, 24, cerca de 140 pentatletas de mais de 25 países vão passar pelas disputas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro e corrida no Rio de Janeiro.

A qualificação carioca também se destaca por receber sete medalhistas olímpicos, dentre eles todo o pódio feminino de Londres – a lituana Laura Asadauskaite (ouro), a inglesa Samantha Murray (prata) e a brasileira Yane Marques (bronze) - e os medalhistas de ouro e bronze da disputa masculina - o theco David Svoboda e o húngaro Adam Marosi, respectivamente.

Somam-se aos campeões dos Jogos da Inglaterra, outros dois medalhistas olímpicos: a letã Elena Rublevska (Prata em Atenas 2004) e a ucraniana Victoria Tereshuk (Bronze em Pequim 2008). No Rio de Janeiro, eles vão se somar ainda a todo o pódio da etapa norte-americana da Copa do Mundo deste ano (tanto masculino quanto feminino), campeões mundiais e vencedores de etapas e de finais de Copa do Mundo.

Além de contar com as estrelas do Pentatlo Moderno mundial, a Copa do Mundo do Rio vai contar com duas justas homenagens feita pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). A primeira delas será para Samantha Harvey. A norte-americana naturalizada brasileira será lembrada pela prata conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, na República Dominicana. Outra que terá seu feito nas arenas do Pentatlo Moderno reconhecido será Yane Marques. A pernambucana vai ser homenageada pelo bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto passado. O feito da nordestina a tornou a primeira pentatleta medalhista olímpica latino-americana.

Assim como na Copa do Mundo dos Estados Unidos, Yane e os demais competidores da etapa carioca da competição vão sentir na pele as recentes mudanças da modalidade. Dentre elas, o novo evento combinado. Agora, para completar a prova, os competidores precisam passar por quatro séries, cada uma com 800m de corrida e cinco acertos de tiros. O total passa a ser 3.200m de percurso e 20 acertos. Antes, eram 3.000m de corrida e 15 acertos, divididos em três séries.

O Brasil terá 19 particpantes nesta etapa. Além de Yane Marques, Priscila Oliveira, Danilo Fagundes, William Muinhos, Bianca Cavalcanti e Lucas Martinez, o Brasil ainda estará representado na Copa do Mundo do Rio por Larissa Lellys, Amanda Turute, Brenna Lima, Stephany Saraiva e Andressa Lima, no feminino; e Felipe Nascimento, Daniel Velasques, Gabriel Sasaqui, Enrico Ortolani, Aloísio Sandes, Lucas Santos, Yan Freitas e Vitor Barbosa, no masculino.

Confira a programação da etapa brasileira:
Quarta (20/03) – Qualificação Feminina
Quinta (21/03) – Qualificação Masculina
Sexta (22/03) – Final Feminina
Sábado (23/03) – Final Masculina
Domingo (24/03) – Revezamento misto

O evento será em Deodoro, no centro feito especialmente para o pentatlo, terá entrada franca

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar