Surto Entrevista Especial: Marcelo Laguna - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Surto Entrevista Especial: Marcelo Laguna

Compartilhe

Hoje de manhã o mundo foi pegue de surpresa com o anúncio da indicação da Luta para ser retirada do programa Olímpico dos Jogos de 2020 e 2024. O Surto então procurou o jornalista Marcelo Laguna, do Blog Espirito Olímpico, do Portal IG, para saber a sua opinião sobre essa inesperada decisão do COI:

O que você achou dessa surpreendente exclusão da Luta do programa Olímpico de 2020?

Achei uma decisão absurda. Como eu escrevi lá no blog, acho que o COI deu um tiro no pé e ignorou a sua própria história, ao recomendar a retirada de um de seus esportes mais tradicionais e que, exceto 1900, está sempre no programa Olímpico.

 Quais, na sua opinião, foram os motivos predominantes para essa decisão?

Acho que foram motivos apenas políticos. Quem presenciou a disputa das lutas em Londres viu que as arquibancadas estavam sempre cheias, logo o problema não é falta de interesse do público. Possivelmente a vontade de manter algum esporte com mais apelo em termos de patrocinadores. Se voltar, o beisebol/softbol, por exemplo, irá comprovar a força do peso político dos EUA e de países da América Central, onde o esporte é muito forte.

Até que ponto essa decisão do COI afeta a sua própria história?

Como disse na primeira resposta, acho que o COI está rasgando sua própria história. Além disso, a luta olímpica fez parte até do programa dos Jogos da Grécia Antiga. 

O COI busca renovar o programa excluindo esportes que julga estarem "ultrapassados" ou que não dão audiência.  É uma motivação justa?

Dependendo do esporte, sim, mas varia muito em relação ao local onde os Jogos são disputados. O taekwondo, nos países asiáticos, é muito forte. O mesmo não ocorre na Europa, por exemplo. Mas existem esportes "chatos", que interessam somente aos fãs da modalidade. O adestramento, por exemplo, é uma modalidade que poderia perfeitamente sair do programa olímpico.

Você acredita que a Luta pode recuperar o seu lugar no programa? e senão, qual esporte irá ocupar o seu lugar?

A luta olímpica pode recuperar seu lugar dependendo da força do lobby que realizar a partir de agora. O trabalho precisará ser intenso. Acredito que caso a luta olímpica seja mesmo vetada, o beisebol/softbol é o favorito para recuperar o seu lugar


Nenhum comentário:

Postar um comentário