From Russia with Juh - Bem Vindos a Rússia - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

From Russia with Juh - Bem Vindos a Rússia

Compartilhe

Добро пожаловать в Россию
Bem vindos à Rússia!

Em menos de um ano, as Olimpíadas de Inverno irão começar e o país sede desta edição será a Rússia. Mas, o que conhecemos de fato sobre ela? Sabemos que ela é o principal país da extinta União Soviética, que faz muito frio e que os russos bebem muita vodca. Mas será que o maior país do planeta só pode nos oferecer isso? Antes de começar a conhecer a cultura do país, sugiro uma rápida introdução em algumas características importantes para que os costumes, a história e a própria cultura posteriormente tratadas não fiquem simplesmente jogadas e façam sentido.

Já sabemos que a Rússia é o país com o maior território. Ela possui uma área de 17.075.400 km² e ocupa 1/9 da área terrestre do mundo. A Rússia domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

Se você reclama do preço dos produtos nas capitais brasileiras, em Moscou, a capital russa, não é diferente. O custo de vida é altíssimo e beira, para muitos, a exploração. Um simples café custa mais de R$ 10,00. Mas a população local não reclama desses valores, porque Moscou é uma das cidades com o maior número de bilionários do mundo.

Lembra quando os professores nos ensinaram na escola que a floresta amazônica era a maior floresta do mundo? Isso não é verdade. A Rússia tem uma floresta chama Taiga que é formada por pinheiros e ocupa 43% do território nacional. Além da Rússia, a floresta também pertence aos territórios da Escandinávia, Alasca e Canadá.


Falar sobre a época do socialismo com os russos é a mesma coisa que falar sobre o nazismo com os alemães. É um passado (recente) que eles querem apagar da memória. A única coisa que agrada os russos dessa ferida recente é o cinema socialista. Eles gostam, e muito, dos filmes produzidos até 1991.

O frio é realmente intenso, principalmente para nós, brasileiros que não estamos acostumados com temperaturas abaixo de zero. Durante o inverno, as temperaturas variam entre 20 e 40 graus negativos, podendo chegar a 50 negativos na região da Sibéria.

Você é viciado em Twitter e Facebook e acha que ambas são as redes sociais mais populares nos quatro cantos do mundo? Bom, não é bem assim na Rússia. Apesar do grande número de russos nessas duas redes sociais, a mais popular no país é a  VKontakte. Para muitos, esse site é apenas um clone do popular Facebook, mas, aos poucos, está conquistando a Europa.



A superstição na Rússia é algo muito forte. Além das superstições mais conhecidas como cruzar com gato preto e quebrar espelho, há outras que podem ser consideradas esquisitas para nós como: recolher migalhas de pão com as mãos, assobiar dentro de casa, apertar as mãos ou beijar na soleira da porta, não viajar silenciosamente ao lado de suas malas, acender um cigarro na chama da vela, dentre outros. Os russos realmente levam tudo isso muito a sério.

Lema do país é "Кто на Русь с мечом придёт, от меча погибнет!" que significa: Quem à Rússia com a espada surgir, pela espada perecerá! O lema foi criado em 1240 por Alexandre Nevsky, líder da Rússia Medieval. Apesar de estarmos em 2013, o maior medo da Rússia até hoje é que alguém invada o seu território, principalmente pelos Estados Unidos e seus vizinhos. Por isso que até hoje ele é o lema do país, para que nenhum russo esqueça-se de possíveis ameaças.

Agora que já conhecemos um pouquinho mais sobre a russa, a partir da próxima matéria iremos abordar temas mais específicos sobre sua cultura. E não estranhem algumas palavras em cirílico (кириллица) nos textos porque é o alfabeto utilizado na Rússia. Mas não se preocupem, posteriormente iremos conhecer mais sobre ele. Espero que com as informações acima, Rússia tenha aproximado-se um pouco de nós. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário