Surto História: O maratonista mais lento da história Olímpica - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Surto História: O maratonista mais lento da história Olímpica

Compartilhe






Abdul Baser Wasiqi (AFG) viajou do Afeganistão para tomar parte da Maratona dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. 

Seu melhor tempo era pouco acima de 2 horas e 30 minutos e para piorar as coisas, ele estava contundido. Entretanto, o afegão estava determinado a não ficar de fora da sua aventura Olímpica e mesmo sem condições, largou junto com o resto dos competidores.

Wasiqi apenas caminhava, enquanto o pelotão de 123 atletas se afastava dele rapidamente. 2h12min e 36 segundos depois, Josia Thugwane (RSA) chegava no Estádio Olímpico e vencia a prova, seguido de Lee Bong-Ju (KOR) e Erick Wainaina (KEN).

Enquanto 13 atletas abandonaram, Abdi Isak (SOM) foi o 110º a passar a linha de chegada, 47 minutos após Thugwane. Como Wasiqi ainda não havia chegado, ou abandonado, e o Estádio tinha que ser preparado para a Cerimônia de Encerramento e a pista de atletismo precisava ser coberta. Assim, a chegada foi mudada para a pista de aquecimento do lado de fora do estádio para esperar por Wasiqi.

Mas o atleta não apareceu. Como ninguém avisou ao carro que acompanhava os atletas e o próprio Wasiqi, o afegão foi para o Estádio Olímpico, onde foi aberta uma raia na pista de atletismo para que ele pudesse cruzar a linha de chegada e o tempo e a colocação vieram por telefone: 4 horas, 24 minutos e 17 segundos, na 111ª posição.

Foi quase o dobro do tempo que o medalhista de Ouro levou para vencer os Jogos. Wasiqi mostrou que realmente o importante é competir, mesmo estando sem a menor condição física para correr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário