COI irá cortar um esporte e adicionar outro para os Jogos de 2020


Um esporte saberá em Fevereiro que seu futuro nos Jogos Olímpicos estará em dúvida, quando o COI (Comitê Olímpico Internacional), decidirá quais esportes farão parte do programa Olímpico de 2020.

O encontro da Mesa Executiva do COI em Lausanne (SUI) nos dias 12 e 13 de fevereiro, escolherá 25 esportes que irão ser recomendados para fazer parte dos Jogos de 2020, durante a reunião COI em Buenos Aires no mês de Setembro, segundo disse um membro do COI a Agência Reuters.

Um esporte será recomendado para ser excluído da lista original de 26 esportes. Rugby Sevens e o Golfe, que foram incluídos nos Jogos do Rio de Janeiro, não entrarão nesse processo.

As decisões da Mesa Executiva do COI precisam ser ratificados na sessão de Buenos Aires, mas é improvável que essas decisões não sejam aceitas.

Muitos esportes Olímpicos correm grande risco, e entre eles está o Pentatlo Moderno. O Pentatlo, com suas cinco disciplinas (Esgrima, Tiro, Natação, Hipismo-Salto e Corrida) é um esporte ultrapassado e sem apelo global, segundo os críticos.

O COI ambiciona rejuvenescer o programa Olímpico em um esforço para se manter a par dos tempos modernos e atrair o público jovem e mais patrocinadores. O comitê também busca reduzir o numero de atletas e manter o numero de esportes no programa Olímpico em 28.

O esporte que for recomendado para exclusão na reunião de fevereiro, será automaticamente transformado em esporte candidato e o COI irá recomendar um dos oito esportes candidatos para inclusão no programa na reunião de São Petersburgo (RUS), em maio.

Beisebol/Softbol, Wushu, Wakeboard, Esportes sobre Patins, Escalada Esportiva, Squash e Caratê buscam estar nos Jogos de 2020.

A inclusão no programa Olímpico dará ao esporte publicidade instantânea e aumento de orçamento, já a exclusão causa, especialmente para os esportes menos conhecidos, perda de verba e exposição global limitada.


Fonte: Reuters






Postar um comentário

To Top