Basquete brasileiro perde Ary Vidal, um dos seus ícones - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Basquete brasileiro perde Ary Vidal, um dos seus ícones

Compartilhe





O basquete está de luto. Morreu hoje, o ex técnico Ary Vidal, um dos maiores técnicos da história do basquete brasileiro. Ary vinha tendo problemas renais e cardíacos crônicos e chegou a ficar em estado grave no fim do ano passado, teve uma melhora, mas infelizmente faleceu hoje. Ary começou como técnico em 1959, no Tijuca Tênis Clube. Passou por diversos clubes, como Flamengo, Vasco, Fluminense, Minas, e o Corinthians de Santa Cruz do Sul, que foi campeão brasileiro em 1994. Mas foi na seleção brasileira que ele brilhou e ficou marcado com o ouro no pan de 1987 em Indianápolis.


Ary Vidal dirigiu a seleção feminina por um breve período(11 partidas 8 vitórias e 3 derrotas), mas foi na masculina que ele brilhou, em 124 partidas foram 92 vitórias e 29 derrotas. Fez Oscar jogar de ala, em vez de pivô, que era a posição original do Mão Santa, no mundial de 1978. Dirigiu o Brasil nas Olimpíadas de 1988 e 1996, foi bronze no mundial de 1978 nas Fillipinas, nos panamericanos de 1979 em San Juan e 1995 em Mar Del Plata e foi ouro panamericano em 1987 em Indianápolis


Ary Vidal já tinha sido homenageado com o prêmio de melhor técnico do NBB, que leva o seu nome. Ary, será enterrado no cemitério do Caju amanhã às 11 da manhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário