Últimas Notícias

Agora no peso de cima, Sarah Menezes é convocada para o Mundial por Equipes do judô





As seleções brasileiras masculina e feminina de judô foram convocadas na manhã desta sexta-feira para o Mundial por Equipes de Salvador, que acontece entre os dias 27 e 28 de outubro na capital baiana. O coordenador técnico da Confederação Brasileira, Ney Wilson, anunciou o nome dos 20 atletas chamados. Dos medalhistas nos Jogos de Londres, Mayra Aguiar e Felipe Kitadai ficaram fora da lista, isso porque o torneio coletivo não comporta a disputa das categorias ligeiro (de Kitadai) e meio-pesado (de Mayra). Apesar de a campeã olímpica Sarah Menezes ser ligeiro, ela disputará o Mundial no peso de cima, até 52kg. Rafael Silva também compete, só que no +90kg.

 "O Mundial por Equipes em Salvador será de altíssimo nível. As principais equipes do mundo estarão no tatame em busca de coroar seu ano olímpico de 2012, bem como começar com o pé direito o ciclo 2016" - afirmou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.


O Campeonato Mundial por Equipes de Salvador, único torneio mundial de elite realizado pela Federação Internacional em 2012, marca o início do ciclo olímpico para o Rio 2016. Ao todo, 32 seleções marcarão presença na Bahia na busca pelo título da competição por equipes, que reúne a disputa de apenas cinco das sete categorias olímpicas. Nos confrontos entre os países, os cinco atletas se enfrentam e cada vitória vale um ponto. Quem somar mais pontos vence o duelo e avança na competição. Assim como nas lutas individuais, não há empate. Se o placar estiver igual ao final do tempo regulamentar, será disputado o “golden score” (morte súbita) e, caso necessário, a decisão dos juízes. A FIJ quer usar o Mundial por Equipes de Salvador como exemplo para tentar levar a disputa coletiva do esporte às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A França, atual campeã, estará presente no Brasil para tentar novamente o título.

 "É realmente difícil apontar um favorito. O espírito de equipe muda tudo nesse tipo de competição. A atmosfera é incrível. Grandes estrelas nem sempre vencem, e jovens revelações começam a conquistar seu lugar. A competição por equipes tem algo especial. Certamente este Mundial por Equipes em Salvador será um aquecimento perfeito para o público brasileiro com vistas ao Mundial do Rio, em 2013, e aos Jogos de 2016" - disse o diretor-técnico da Federação Internacional de Judô, Vladimir Barta.



Confira a convocação completa das seleções masculina e feminina:

Seleção Brasileira Masculina
66kg: Leandro Cunha e Luiz Revite
73kg: Bruno Mendonça e Marcelo Continie
81kg: Leandro Guilheiro e Victor Penalber
90kg: Tiago Camilo e Henrique Silva
+90kg: Rafael Silva e Davi Moura
Técnico: Luiz Shinohara

Seleção Brasileira Feminina
52kg: Sarah Menezes e Erika Miranda
57kg: Ketleyn Quadros e Flávia Gomes
63kg: Rafaela Silva e Katherine Campos
70kg: Maria Portela e Nadia Merli
+70kg: Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes
Técnica: Rosicleia Campos

Países participantes no Mundial por Equipes 2012:
Masculino: Brasil, Japão, Uzbequistão, Mongólia, Coréia, Geórgia, Rússia, Ucrânia, Cuba, França, Estados Unidos, Argélia, Argentina, Grã Bretanha, China e Venezuela
Feminino: Brasil, Japão, China, Mongólia, Coréia, Rússia, França, Alemanha, Turquia, Cuba, México, Ucrânia, Estados Unidos, Argélia, Argentina e Grã Bretanha

Fonte: Sportv.com



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar