Últimas Notícias

Rafaela Silva e Bruno Mendonça perdem nas oitavas e são eliminados no Judô









Após o ouro de Sarah Menezes e o bronze de Felipe Kitadai no sábado, e após a eliminação de Érika Miranda e Leandro Cunha ontem, nesta segunda, mais uma vez os brasileiros não tiveram sorte. Bruno Mendonça (categoria até 73kg) e Rafaela Silva (categoria até 57kg), venceram a primeira luta, mas nas oitavas, foram eliminados por Dex Elmont e Hedvig Karakas, respectivamente.

Bruno Mendonça venceu Fred Yannick Uwase, de Ruanda, e se classificou para enfrentar o holandês Dex Elmont nas oitavas. O brasileiro começou se movimentando para a esquerda e se esforçando para manter a pegada de manga de Elmont. O holandês tentou a primeira entrada, sem sucesso, e Mendonça tentou desenvolver o jogo de solo, logo interrompido pelo árbitro. O santista fazia uma boa luta estratégica, mas sofreu a primeira advertência (shido), a 2m52s do final. Menos de um minuto depois, Mendonça levou seu segundo shido, o que soma um yuko para o adversário. Elmont se movimentava demais e buscava encaixar entradas na sua frente, sem dar chance para o brasileiro. Com cerca de 1m30s restando, Mendonça quase conseguiu um golpe e um estrangulamento, mas o holandês se defendeu bem nas duas situações. Elmont logo voltou a atacar com entradas em falso. O árbitro só puniu o europeu com 13s, mas não foi suficiente para igualar o combate. Vitória de Dex Elmont, atual vice-campeão mundial. Em entrevista, o brasileiro tentou explicar a derrota:
 "Toda vez que eu ajustava a pegada para tentar um golpe, ele se jogava na minha frente para fugir" reclamou Mendonça, que, no entanto, preferiu não culpar os árbitros pela derrota.


 Já Rafaela Silva venceu a alemã Miryam Roper na primeira luta, e enfrentou a húngara Hedvig Karakas nas oitvas pela categoria até 57kg. A carioca começou muito focada e logo arriscou um ippon seoi nage, bem defendido por Hedvig. A briga por pegada era intensa e, com 3m40s, a húngara recebeu o primeiro shido (advertência). A europeia passou a arriscar seu uchi-mata, também sem sucesso. Com três minutos para o final, Rafaela conseguiu um wazari ao desequilibrar a adversária e catar suas pernas para derrubá-la. Entretanto, após a revisão em vídeo, a pontuação não só foi revogada, como a brasileira foi desclassificada por golpe ilegal. Agora ilegal, o golpe deu bronze nas Olimpíadas de 2004 para Flávio Canto, mas o golpe foi banido em 2010. Rafaela Silva protestou muito, mas a reclamação não adiantou e ela estava mesmo desclassificada.


Rafaela admitiu o erro, ficou emocionada, mas mostrou otimismo: "Senti que ela estava descendo e meti a mão. Se eu meti a mão, o erro é meu. Infelizmente, cometi um erro. Agora é levantar a cabeça e pensar em 2016. Estou muito triste, estava treinando muito, mas essa é minha primeira participação em Olimpíadas e vou usar como experiência. Queria agradecer o carinho de todos. Infelizmente, eu não consegui, mas é página virada."

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar