Jogos (de vídeo game) Olímpicos - Parte 6 - Beijing 2008 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Jogos (de vídeo game) Olímpicos - Parte 6 - Beijing 2008

Compartilhe


Hoje, a mini-série dos vídeo-games chega ao penúltimo post apresentando o penúltimo título lançado em razão dos Jogos Olímpicos. Este é o Beijing 2008.


Lançado pela Sega para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, no jogo oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim você pode encontrar todas as suas modalidades olímpicas favoritas, num estilo visual razoavelmente fiel à realidade, mas é na jogabilidade repetitiva que encontramos o seu ponto fraco.

Apesar da maioria dos eventos se concentrarem no atletismo, também poderá encontrar modalidades que não são tão aclamadas pelo público, como canoagem, tiro com arco ou judô.

Já jogabilidade de Beijing 2008 é algo que faz lembrar os primeiros jogos deste gênero (lembra do Decathlon? pois é), onde é preciso ficar pressionando freneticamente os botões para obter um bom resultado, o que por vezes torna-se estressante, e se durar muito tempo ficamos no mínimo com algumas bolhas nos dedos. Mas como não é só de provas de velocidade que é feito o jogo, existem provas técnicas, como tiro ou ginástica, onde a precisão e o momento certo para carregar no botão são determinantes, o que é um alívio para o dedo.

Outra falha por parte dos criadores do jogo é a do uso obrigatório de gamepad (nada mais que um controle parecido com o de vídeo-game, mas que é compatível para computador). Tudo bem que o jogo é para Xbox 360 e PS3, mas existe outra versão, para PC. Nem todos os jogadores de PC têm, ou gostam de utilizar gamepad, e preferem mesmo o uso do teclado. Mas acontece, que apesar do teclado ser também utilizado pelo jogo, existem funções importantes que só podem ser acionadas pelos botões de um gamepad. E não se tratam de ações especiais, como truques ou golpes especiais. São as ações principais, como a partida de uma prova de atletismo, saltar, lançar, disparar, mergulhar, elevar, desmontar e balancear, que só estão disponíveis nos controles do gamepad. Além disso, na canoagem e tiro com arco é essencial o uso dos comandos analógicos.

Beijing 2008 não foi um sucesso, até porque não é um jogo à altura da grandeza que são os Jogos Olímpicos, principalmente em relação à jogabilidade. Mas no geral o saldo é positivo, pois a variedade de modalidades, os bons gráficos e o modo multiplayer, são fatores que atraem alguns jogadores em busca de diversão. No entanto, este é um jogo direcionado a quem realmente gosta de Jogos Olímpicos, e se não for muito a cara do jogador, muito provavelmente vai achar o jogo um cado sem-graça.

Enfim, eis um vídeo-review para quem ainda não conhece a estrutura do jogo:


Nesta semana, acontece o lançamento do jogo London 2012. Vamos ver se houve melhorias em relação ao jogo oficial de 2008, dependendo do que acontecer, o post não sai na próxima semana. Mas se conseguir algumas opiniões de especialistas e gamers, teremos o post. Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário