Últimas Notícias

Papo do chá das cinco sobre...os Guardas da Rainha


Por Juliana Trombini (@juh_trombini)

Os Guardas da Rainha, conhecidos aqui também como os Guardas Reais, são os responsáveis pela segurança da monarquia britânica há séculos. O que torna os guardas reais famosos é as suas vestimentas e o fato de não se mexerem até o momento da troca de patrulha.

A partir de 1660, durante o reinado do rei Charles II, essa divisão do exército foi criada e permanece até hoje com a mesma função: proteger a família real e os demais membros da monarquia.  A guarda é composta de uma companhia de soldados de um regimento único, que se divide para patrulhar algumas áreas de Londres.

Ultimamente, a área de atuação é majoritariamente na cidade e Londres, no Palácio de Buckingham, no Palácio de St James e na Torre de Londres. O Castelo de Windsor, da cidade de Windsor, também é de incumbência dos Guardas da Rainha.

Até 1969, os guardas patrulhavam fora das cercas do castelo de Buckingham, mas um incidente envolvendo uma turista e um dos guardas fez com que isso mudasse. Durante sua marcha, o guarda chutou o tornozelo da turista, que prestou queixa na delegacia. Apesar de o ocorrido ter sido acidental, os guardas foram movidos para dentro da cerca poucos dias após o incidente.

Nas forças armadas britânicas, as mulheres são proibidas de servirem em unidades de combate, mas existem algumas mulheres conseguiram pertencer à Guarda Real por seus serviços prévios prestados ao país.

Boa parte dos turistas que vão a Londres acredita que esses guardas são apenas cerimoniais, mas eles são soldados pertencentes à infantaria e a cavalaria do exército britânico. Eles vigiam durante o dia e tarde no lado de fora, e durante a noite e madrugada patrulham as dependências do Palácio. 




A troca da guarda, ou troca da patrulha, é um dos momentos mais aguardados pelos turistas. Pois se trata de um dos raros momentos de ver esses guardas em movimento, já que a obrigação deles é ficarem completamente imóveis durante a patrulha. No Palácio de Buckingham, a troca ocorre exatamente as 11h. A Guarda fornece uma banda militar completa composta por nada menos que 35 músicos acompanhados pelo diretor de Música. Durante a troca da guarda, os músicos realizam uma apresentação.

Ano passado ocorreu um incidente envolvendo um dos guardas da rainha. O guarda Cameron Reilly, de 18 anos, xingou a princesa Kate Middleton de "vaca arrogante" e "cadela riquinha" no Facebook dias antes de seu casamento com o príncipe William. Ele foi afastado de seu cargo e perdeu lugar na segurança dos noivos no casamento. Ele também foi acusado de cometer atos racistas contra negros, judeus e paquistaneses em sua página no Facebook. O governo disse que investigaria a fundo, mas o caso foi encoberto pela mídia.

Por diversas vezes, os Guardas da Rainha são tratados de forma cômica, não apenas por sua vestimenta específica e característica, mas principalmente pelo fato de serem 'estátuas vivas', movendo-se apenas no momento da troca. Um grande exemplo é um episódio do Mr. Bean em que ele pretende tirar foto de um dos guardas e o enfeita antes, aproveitando que ele não pode se mexer ou falar. Depois de este episódio ser transmitido, os números de fotos engraçadas com os guardas e sátiras com os mesmos aumentaram consideravelmente.

Não há dúvidas que os Guardas da Rainha são um ícone da cultura de Londres e também da Grã-Bretanha como um todo. Apesar de serem pessoas, são considerados um ponto turístico que não deve passar desapercebido aos turistas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar