Últimas Notícias

O dia em que a trigésima sétima colocada entrou para a história.

                                     Andersen (SUI) cruza a linha de chegada. 


Apenas em 1984 as mulheres puderam correr a a Maratona Olímpica. Joan Benoit (EUA) venceu a prova e levou o primeiro ouro Olímpico na Maratona Feminina. Entretanto, o fato que marcou a história dessa prova, e das Olimpíadas, é sobre a 37ª colocada dessa prova.

Vinte minutos após Benoit ter adentrado o Estádio Olímpico de Los Angeles, uma figura pálida emergiu do túnel. Era Gabriele Andersen-Scheiss (SUI), de 39 anos. Uma instrutora de esqui no estado americano do Idaho, que, tirando vantagem de sua dupla nacionalidade escolheu competir pela Suiça. Sofrendo de insolação, ela prosseguia andando em frente, com o braço direito pendurado e a perna direita rígida. Era como se o maratonista Dorando Pietri (ITA) tivesse voltado setenta e seis anos depois. A audiência assistia horrorizada. Quando os médicos se aproximavam dela, ela os repelia. Como Pietri, em 1908, a plateia a incentivava e também implorava para ela parar. Os médicos a acompanhavam ao redor da pista após notar que ela suava em profusão, um bom sinal, e a deixaram prosseguir.

Por cinco minutos e quarenta e quatro segundos ela se arrastou pela pista, ocasionalmente parando e se aguentando minimamente em pé. Finalmente ela caiu logo após cruzar a linha de chegada, nos braços de três médicos que a aguardavam. Ela foi classificada na 37ª posição.

Inacreditavelmente, a suíça se recuperou com rapidez e liberada pelos médicos apenas duas horas após a prova para retornar a Vila Olímpica e comer algo. Dez horas depois, ela estava sendo entrevistada pela televisão e duas semanas depois competiu em um torneio de montaria e corrida, onde correu vinte milhas e montou em um cavalo por dezoito milhas. Como resultado do acontecimento a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) aprovou a regra Scheiss, em que permite aos atletas receber atendimento médico durante a prova sem sofrer desqualificação por isso.


                                                                  


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar