Últimas Notícias

Surto História: Mim Tarzan, Você Ouro Olímpico.

                               Weissmuller na piscina dos Jogos de 1924


Johnny Weissmuller (USA) nasceu em Freidorf, Suburbio de Timisoara (ROM), à epoca parte do Império Austro-Hungaro. Filho de pais de uma etnia alemã (Swabian).  A sua familia emigrou para os EUA em 1908. O seu pai trabalhou como um mineiro de carvão antes de se mudar para Chicago, onde ele morreu de tuberculose antes de seu filho começar o caminho da fama e da fortuna. Sua mãe trabalhou como cozinheira em um restaurante, enquanto Johnny a ajudava trabalhando em um hotel. Em 9 de Julho de 1922, Weissmuller se tornou o primeiro homem da história da natação a nadar abaixo de um minuto. Em 17 de Fevereiro de 1924, ele baixou ainda mais o seu tempo de 58.6 para 57.4s, estabelecendo um novo recorde mundial que iria durar dez anos.

No começo da final dos 100m das Olimpíadas de Paris, Weissmuller viu o atual campeão Olímpico na época Duke Kahanamoku (USA) em um lado e o irmão dele Sam Kahanamoku (USA) no outro. Weissmuller se preocupou com uma possível corrida em equipe dos dois contra ele, mas assim que eles subiram nas raias, Duke disse para ele: "Johnny, boa sorte. A coisa mais importante nessa corrida é o hasteamento da bandeira dos EUA três vezes. Vamos nessa!!!" E assim foi feito, Weissmuller começou e terminou na frente, vencendo facilmente. Naquele dia ele ainda venceu o revezamento 4x200 livres e a medalha de bronze no Polo Aquático. Dois dias antes ele já havia vencido os 400m livres.

Em Amsterdã 1928, durante a prova final dos 100m, Johnny engoliu muita água e quase desmaiou. Ele perdeu alguma distância, mas retomou a compostura e ganhou a quarta de suas cinco medalhas de ouro (a outra foi nos 4x200m livres). Alguns anos depois, quando recebeu uma oferta de 500 dólares por semana para trabalhar fazendo propaganda de roupas de banho. Em Hollywood, ele foi notado enquanto nadava em um clube na Sunset Boulevard e foi convidado para tentar o papel de Tarzan. Weissmuller conseguiu o papel e em 1932 estreou nos cinemas em "Tarzan, o Rei dos Macacos". Ele foi o primeiro de quatro medalhistas Olímpicos a fazer o papel de Tarzan nos cinemas. Weissmuller atuou em mais 11 filmes do Tarzan nos 16 anos seguintes. Ele também se casou cinco vezes.

Em 1959, Johnny estava em um torneio de golfe entre celebridades em Havana (CUB) durante o período em que a guerrilha de Fidel Castro lutava contra as tropas do governo de Batista. Weissmuller estava se dirigindo ao campo de Golfe, quando de repente soldados de Castro sairam das moitas e cercaram o seu carro. A guerrilha desarmou os guarda costas e apontaram as armas contra Weissmuller e seus amigos, eis que Johnny resolveu tudo se levantando do banco e batendo no seu peito com os punhos e soltou o famoso grito do Tarzan. Depois de um momento de silêncio, os revolucionários sorriram e começaram a gritar "Tarzan! Tarzan! Bievenido a Cuba!!!". Eles abaixaram as suas armas, cercaram Weissmuller, dando apertos de mão e pedindo por autógrafos. Não só Johnny e seus amigos não foram sequestrados, como os gurrilheiros os escoltaram até o campo de golfe.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar