Simbolos Olímpicos: A Bandeira Olímpica - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

                            Bandeira de Oslo na frente da Prefeitura de Vancouver (Jogos de Inverno de 2010)

A Bandeira Olímpica foi criada pelo Barão de Coubertin em 1914. Sobre ela o Barão disse o seguinte: "A Bandeira Olímpica...com o fundo branco, com os cinco anéis interlaçados no centro: azul, amarelo, preto,verde e vermelho... Esse design é simbólico; representam os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que estão presentes em todas as bandeiras do mundo nesse presente momento."

Existem bandeiras olímpicas especificas que são exibidas pelas cidades durante os Jogos Olímpicos. Durante cada cerimônia de encerramento acontece a Cerimônia de Antuérpia, onde a bandeira é passada de uma cidade sede para a próxima, e onde será levada para a próxima cidade-sede e exposta na frente da prefeitura. Essas bandeiras não devem ser confundidas com as maiores Bandeiras Olímpicas que ficam tremulando sobre o Estádio Olímpico. Elas são maiores, criadas e desenhadas para cada edição dos Jogos Olímpicos e ao fim da competição, ela é aposentada. Devido a não existência de uma bandeira especifica para esse propósito, essas bandeiras tem algumas sutis diferenças, incluindo maior ou menor variação nas cores, e, mais notadamente, a presença ou a falta de faixas brancas em volta dos anéis.

Prefeito de Londres recebendo a bandeira olímpica em Pequim em 2008
      

A Bandeira da Antuérpia foi dada para o Comitê Olímpico Internacional pela Prefeitura da Antuérpia, nos Jogos Olímpico de 1920. Após os Jogos a bandeira não foi encontrada, e uma nova bandeira teve que ser feita para os Jogos de Paris, em 1924. Apesar de ser uma bandeira substituta, o COI ainda a chama de "Bandeira da Antuérpia", ao invés de "Bandeira de Paris". Ela era repassada de cidade sede para cidade sede, seja dos jogos de verão ou jogos de inverno, até os Jogos de Inverno de Oslo 1952, quando uma bandeira foi criada especialmente para ser usada nos Jogos de Inverno, chamada de "Bandeira de Oslo".

Apresentada como a sucessora da "Bandeira da Antuérpia", a "Bandeira de Seul" foi dada ao COI em 1988 por ocasião dos Jogos da XXIV Olimpíada, em Seul, Coréia do Sul, e desde então tem sido passada para a cidade sede seguinte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário