Últimas Notícias

A modalidade da vez: Badminton

                                                             
Ah, o Badminton....sabe aquele jogo de que você jogava com raquete e aquela petequinha de plástico? Saiba que ele é um esporte olímpico sim senhor. O Badminton tem como provável origem o ano de 1860 quando as filhas do Duque de Beaufort colocaram um fio no hall da casa de Badminton, e ficaram jogando a peteca de um lado para o outro.

 A quadra do Badminton tem 13,4 metros de comprimento, a rede possui 1,55 de altura. A área de jogo para os jogos de simples tem a largura de 5,18m. Já para duplas é de 6,1m.

 A maior curiosidade é em relação a peteca ela é composta de 16 penas de ganso (todas elas do mesmo ganso e da asa esquerda, considerada a asa mais forte). A peteca chega a atingir a incrível velocidade de 240 km/h.Velocidade comparável a de um F1!!!

 O jogo é disputado em melhor de 3 sets de 21 pontos, sem vantagem. Se empatar em 20-20, vai a 22 pts e se empatar em 29-29, quem fizer 30 pontos primeiro vence o set.

O Badminton faz parte do programa olímpico desde Barcelona 1992. As duplas mistas só entraram nos jogos em Atlanta 1996.

- Fato
  Poul-Erik Hoyer Larsen (DEN) conseguiu um feito até hoje não repetido em olimpiadas. É o único campeão olímpico não asiático do Badminton. Fato ocorrido em Atlanta 1996, no simples masculino.

Como vai ser em Londres:


Quando será disputada: 28/7/2012 até 05/8/2012

Local: Wembley Arena

Como se qualifica :

   O período qualificatório se estende de 02/05/2011 até 29/04/2012. O ranking publicado no dia 3 de maio de 2012 será utilizado para determinar o numero de vagas para os jogos.Os países podem colocar até três jogadores.  
   Três vagas disponíveis se os três estiverem entre o 1º e o 4º lugar  no ranking; duas vagas se os jogadores estiverem entre 4º e o 16º lugares e uma vaga de 16º para baixo até completar o total de 38 jogadores.
   Para cada atleta masculino que se qualificar em mais de uma disciplina, uma vaga extra se abrirá. Se nenhum jogador de algum dos continentes se qualificar, essa vaga irá para o jogador melhor ranqueado desse mesmo continente.

- Favoritos
   M - Lin Dan (CHN) e Lee Chong Wei (KOR)
   F - Wang Yihan (CHN) e Cheng Shao-Chieh (TPE)
   Duplas M - Cai Yun / Fu Haifeng (CHN) e Ko Sung - Hyun / Yoo Yeon-Seong (KOR)
   Duplas F - Wang Xiaoli / Yu Yang (CHN) e Tian Qing / Zhao Yunlei (CHN)
   Duplas Mistas - Zhang Nan / Zhao Yunlei (CHN) e Chris Adcock / Imogen Bankier (GBR)

Total de Vagas: 38 vagas por modalidade



Link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Badminton_at_the_2012_Summer_Olympics

2 Comentários

  1. Regys, boa tarde

    Há alguns anos o badminton mudou a estrutura de pontos, como o voleibol fez também, para atender as exigências da Tv.

    Atualmente, a modalidade é disputada em melhor de 3 games de 21 pontos sem vantagem. Em caso de empate em 20 a 20, vai-se a 22. No caso de um empate em 29 a 29, quem fizer o 30º ponto vence.

    ResponderExcluir
  2. opa, valeu pela correção, Pedro. Vou ajeitar aqui. Abraços.

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar