Tóquio 2020 diz que não houve aumento do orçamento em relação ao previsto em 2018


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2020 anunciou nesta sexta-feira (20) que os gastos com os Jogos em Tóquio permaneceram o mesmo em relação a 2018.

Segundo o comitê, os gastos permanecem em 1.3 trilhões de Ienes, algo por volta de 51.160 bilhões de Reais.

A estabilidade foi mantida graças a robusta venda de ingressos e a entrada de patrocinadores, que geraram 1.218 bilhões de reais extras para o comitê.

Entretanto, uma a Auditoria Nacional do Japão diz que os gastos com os Jogos Olímpico serão bem acima do que diz o comitê organizador. Ela acrescentou 38.400 bilhões de Reais a mais no orçamento, considerando alterações para os atletas paralímpicos , treinamento para voluntários e planos e propaganda par ao turismo.

Os jornais japoneses Nikkei e Asahi também fizeram os seus cálculos para os Jogos e em ambos, o orçamento também passa os 3 trilhões de Ienes, ou seja 113 trilhões de Reais.

Em resposta, o comitê diz que esses gastos não estão ligados diretamente aos Jogos Olímpicos.

Dos valores, 22.751 bilhões vem de dinheiro não público, que são os patrocinadores, venda de ingresso e marketing. Quando Tóquio foi escolhida em 2013 para sediar os Jogos em 2020, o comitê prometeu que o orçamento ficaria em volta de 29.657 bilhões de reais.

Foto? AP/Andy Wong

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes