Halterofilista ucraniano é pego no doping e perde medalha de ouro conquistada em Londres-2012


O levantador de peso ucraniano Oleksi Torokhti perdeu a medalha de ouro que conquistou na Olimpíada de Londres-2012, após ser encontrada uma substância proibida em uma de suas amostras de 2012. Ele também foi banido do esporte pelo período de dois anos, contando a partir de dezembro de 2018.  

O anúncio do banimento veio por parte do COI na última semana. A entidade tomou a decisão a partir da identificação de traços de turinabol na mostra do atleta, esteroide que ajuda no ganho de força e no aumento da massa muscular de forma irregular, sendo considerada ilegal pela IWF.

Com a exclusão dos resultados de Torokhti, o ouro da categoria até 105 kg do levantamento de peso em Londres-2012 será herdado pelo iraniano Navab Nassirshalal. O polonês Bartlomiej Bonk, que a princípio detinha o bronze, ficará com a prata. 

A medalha de bronze irá para o quinto colocado, Ivan Efremov, do Uzbequistão, já que seu compatriota Ruslan Nurudinov, que havia terminado em quarto lugar, está em processo de investigação, pego com a mesma substância de Torokhti. Os resultados ainda precisam ser ratificados pelo COI.

Em 2016, desde que o COI decidiu re-analisar as amostras de doping de Pequim-2008 e Londres-2012, mais de 50 levantadores de peso foram banidos por estarem com algum tipo de substância proibida. Nove das 15 categorias de Londres-2012 já tiveram sua distribuição de medalhas alterada. 

Este é o segundo caso de doping com ucranianos. Antes, Iulia Kalina, medalhista de bronze na categoria até 58 kg feminino, já havia sido flagrada também com turinabol. Após o início das investigações, a Ucrânia perdeu as duas medalhas que conquistou no levantamento de peso em Londres-2012.

Oleski Torokthi parou de competir após conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos e passou a trabalhar nos bastidores do esporte. Ele foi vice-presidente da Federação Ucraniana de Levantamento de Peso, ocupando cargos na Federação Europeia de Halterofilismo e no Comitê Olímpico Ucraniano. O banimento por doping do COI o impede de manter qualquer relação em órgãos esportivos pelo período da punição. 

Foto: AP Photo/Ng Han Guan

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes