Seleção feminina de handebol estreia no Mundial neste sábado


O Campeonato Mundial de Handebol de Kumamoto, no Japão, começa neste sábado (30/nov) e vai até o dia 15 de dezembro. O Brasil estreia contra a Alemanha já no primeiro dia de competição, às 3h (horário de Brasília), no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga. As brasileiras estão no forte grupo B, que tem a atual campeã mundial França, a Dinamarca, a Coreia e a Austrália.

O técnico Jorge Dueñas convocou inicialmente 18 atletas para o torneio e a fase de preparação que aconteceu dez dias antes em Ota, onde o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem uma base para a preparação das equipes olímpicas. A pivô Elaine Gomes acabou desligada durante a fase de preparação por problemas ocorridos durante um tratamento feito em seu clube. Uma atleta como suplente, já que apenas 16 jogadoras podem ser inscritas.

Sistema de disputa
A forma de disputa do Mundial de Kumamoto será o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, três equipes passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Por isso a fase de classificação é tão importante, como explica o técnico do Brasil, o espanhol Jorge Dueñas.

“Penso que será muito complicado estar entre as três primeiras, mas temos condições de passar da primeira fase entre as três melhores. Estamos em um grupo de quatro seleções de muito nível. Vamos jogar com a França que é a atual campeã europeia, que tem um nível altíssimo e é uma equipe muito difícil. Acredito que serão pequenos detalhes que farão as equipes passarem para a fase seguinte.”

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes