Últimas Notícias

Erlon de Souza será o porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos Sul-Americanos, na Bolívia

Erlon de Souza será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, na Bolívia, marcada para esta sexta-feira (08.06). Medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no C2 1000m, o baiano Erlon conquistou o ouro na mesma prova em Cochabamba, mais uma vez ao lado de Isaquias Queiroz. A notícia foi dada a Erlon ta quinta-feira (07.06) pelo chefe da Missão Brasileira na Bolívia, Marco La Porta.

"Erlon é um exemplo para o esporte brasileiro. Um atleta de grande talento, que trabalha duro em busca de seus objetivos superando todas as dificuldades que aparecem à sua frente. A delegação brasileira se sente honrada em ter um medalhista olímpico com essas qualidades desfilando com a Bandeira Nacional na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Sul-americanos", disse La Porta, vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil.

O atleta foi pego de surpresa pelo anúncio. "Não esperava por essa. Foi uma surpresa. Sempre tive a curiosidade de saber qual é a sensação de levar a bandeira do meu país em uma cerimônia e agora eu vou ter esse prazer", disse Erlon. "É o reconhecimento ao meu trabalho e aos resultados que venho conquistando. Fico muito feliz", afirmou o atleta.

A história de Erlon, como de muitos brasileiros, é de superação. Para ajudar a mãe, ainda adolescente Erlon subiu em uma canoa e virou catador de areia no Rio das Contas, perto de casa, em Ubatã, na Bahia. Com a atividade diária, o menino foi ganhando força nos braços e intimidade com a água. Depois, em 2005, foi apresentado à canoagem esportiva e se apaixonou. Não parou mais de treinar. 

O atleta fez sua estreia olímpica em Londres 2012, ao lado de Ronílson de Oliveira, e ficou em 10º lugar. No Rio 2016, já com Isaquias Queiroz, conquistou a medalha de prata no C2 1000 em prova disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas. "A medalha dos Jogos Olímpicos foi um sonho. Todo atleta trabalha para participar dos Jogos. E logo na minha segunda Olimpíada eu consigo uma medalha, muito suada, fruto de muito trabalho", disse Erlon, de 26 anos. "Vamos seguir trabalhando muito para pegar o ouro em Tóquio 2020. Temos que estar preparados para enfrentar todos os desafios que virão pela frente", afirmou o baiano.

Em Cochabamba, o maior adversário de Erlon e Isaquias foi a altitude de 2.600m. "Durante a prova, senti a garganta muito seca, queimando. Depois os músculos param de responder como estou acostumado e a remada não encaixou direito. No final eu estava todo travado", disse o atleta, que mantem a motivação para competições sul-americanas mesmo sendo um medalhista olímpico.

"Nós não podemos desprezar nenhuma competição. O nosso nível é um pouco mais alto sim, mas não desprezamos nenhum adversário. Quando entramos na água é para fazer o melhor. E foi o que fizemos aqui", disse Erlon, ouro na mesma prova também nas duas edições anteriores dos Jogos Sul-americanos (Medellín 2010 e Santiago 2014). "Os Jogos Sul-americanos são muito gostosos. É competição, mas o clima é muito bom. Temos vários amigos nos Jogos e é uma grande oportunidade de revê-los. Vai ser ótimo encerrar a minha participação como porta-bandeira do Brasil", disse Erlon.

Foto: Esporte.gov.br


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar