Últimas Notícias

Do choro ao pódio: Wilians Araújo quer medalha na Copa do Mundo de Judô Paralímpico

Em 2011, aos 20 anos, Wilians Araújo foi o último colocado nos Jogos Mundiais de Atletas com Deficiência Visual, em Antalya, Turquia. Sete anos após participar de sua primeira competição internacional, o peso pesado retorna à cidade para a disputa da Copa do Mundo como líder do ranking e medalhista paralímpico.
Uma luta. Terminou assim a participação do promissor judoca em sua primeira experiência internacional. A caminhada pelo corredor até o tatame foi longa, e antes mesmo de pisar na sua área de luta, Wilians Araújo já se emocionava e as lágrimas escorriam pelo seu rosto.
O choro não se interrompeu durante os cinco minutos de luta contra o russo Osman Akaev – vencedor com um Yuko, pontuação mínima na época, agora extinta. O fato ainda está vivo na memória de Wilians, que lembra da situação e reconhece que o lado emocional acabou prejudicando seu desempenho na oportunidade.
“A principal lembrança é da luta que acabei perdendo para um russo. Fiz de tudo para ganhar e no final ele conseguiu me dar um Yuko. Lutamos cinco minutos e não consegui reverter essa situação. Minha parte psicológica era bem desequilibrada na época, era muito emotivo. Lembro que quando fui lutar, entrei chorando. Andava pelo corredor em direção ao tatame e entrei chorando. Talvez tenha sido essa emoção excessiva que fez com que eu não avançasse. Chorei durante o combate inteiro. Às vezes lembro dessa situação e vejo o quanto evoluí”, recordou Wilians.
Retornar ao local onde deu início a uma carreira vitoriosa, com medalhas mundiais, paralímpicas e em outras competições, o motiva. Um dos favoritos ao título da Copa do Mundo, o vice-campeão dos Jogos Rio 2016, quer escrever uma nova história em Antylia, dessa vez com um final feliz.
“Ganhar uma medalha vai ter um gosto especial. Quero chegar lá e conquistar o que há sete anos não veio. É uma cidade maravilhosa e saí de lá na última colocação. Hoje vou para brigar por uma medalha e se Deus quiser vai dar tudo certo”, prometeu.
Mesmo projetando uma conquista na Turquia, Wilians Araújo tem ambições ainda maiores e pensa na cereja do bolo: os Jogos Paralímpico de Tóquio 2020. O judoca quer somar mais pontos para se manter na liderança do ranking mundial, e assim conseguir a vaga em sua terceira Paralimpíada.

“Faz parte do meu planejamento no ciclo, ganhar medalhas em todas as competições. Sinto uma responsabilidade imensa, mas acredito no trabalho que está sendo feito. Quero estar no pódio mais uma vez e somar pontos no ranking para conseguir a vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020”, almejou o judoca.

Foto: MPIX/CPB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar