Últimas Notícias

COI decide suspender a Rússia dos Jogos Olímpicos de 2018; Russos não envolvidos com doping podem ir como neutros

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu nesta terça-feira (5) suspender a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que serão realizados em Pyeongchang.

Entretanto, o COI também anunciou que permitirá que os atletas do país que seguirem regras estipuladas da decisão de hoje, que foram:
- Não tiverem sido desqualificados de competições ou suspensos por violações de regras antidoping
- Os atletas terem passado por todos os exames antidoping antes dos Jogos
- E realizar outro e qualquer teste recomendado pelo painel para garantir um jogo limpo

Os atletas que passarem nos requisitos, competirão como Atleta Olímpico da Rússia e a sigla OAR (Olympic Athlete from Russia).

Outras decisões foram banir o atual vice-ministro russo Vitaly Mutko, que na época do sistema de doping era Ministro dos Esportes, de Jogos Olímpicos futuros. Dmitry Chernyshenko, ex-presidente do comitê organizador de Sochi 2014 perdeu seu cargo no comitê de coordenação dos Jogos de 2022 e a suspensão de Alexander Zhukov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia, do posto de membro do COI.

A decisão foi tomada após 25 atletas do país já terem sido desqualificados dos Jogos Olímpicos de 2014, que aconteceram em Sochi, com base no relatório feito por Richard McLaren a pedido da Agência Mundial Antidoping (WADA).

O relatório afirmou que existiu um esquema de doping sistêmico no país comandado pelo governo da Rússia.

Denis Oswald, membro do COI e ex-presidente da Suíça, recebeu um relatório de 50 paginas do ex-diretor do Laboratório Antidoping de Moscou (RUS), Grigory Rodchenkov, que é procurado pelo governo russo e considerado um traidor. O relatório contém evidências de violações de doping, como troca de amostras.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar