Últimas Notícias

Era Uma Vez... os XI Jogos Olímpicos de Inverno: Sapporo 1972

Sapporo 1972

Período - 3 a 13/02/1972
Nações - 35
Atletas - 1006
Esportes -10
Eventos - 35


Depois do sucesso da edição de verão, em Tóquio-1964, 1972 foi o ano dos Jogos Olímpicos de Inverno descobrirem o Oriente. Pela primeira vez, um país da Ásia (Japão) sediou a competição. A cidade-sede foi Sapporo, localidade montanhosa na região norte japonesa que venceu as cidades de Banff(CAN) Lahti (FIN) e Salt Lake City (EUA),

Foi a grande chance do Japão de finalmente sair do zero nos esportes de inverno. E o país aproveitou bem a oportunidade, conseguindo as três medalhas que conquistou na Olimpíada nos Saltos de Esqui e na mesma prova!

Entretanto, a vitória terminou nas mãos de quem já tinha experiência nas competições: União Soviética, com 8 ouros, 5 pratas e 3 bronzes. Alemanha Oriental em 2° com 4 ouros, 3 pratas e 7 bronzes; e Suíça em 3° lugar, com 4 ouros, 3 pratas e 3 bronzes.



FATOS:

- O assunto amadorismo provocou mais polêmica nos Jogos de 1972. O esquiador austríaco Karl Schranz foi declarado inelegível por ter permitido que seu nome e sua foto fossem utilizados em publicidade paga. Isso chocou com o fato de que jogadores de hóquei dos países comunistas (sistema de competições amador) que jogassem em ligas profissionais foram permitidos nas convocações das suas respectivas seleções.

- A esquiadorcross-country Galina Kulakovada URSS venceu os eventos de 5km e 10km e ainda foi a capitã vencedora do revezamento soviético.

- Ard Schenkda Holanda faturou três medalhas de ouro de patinação de velocidade.Tal era a sua popularidade na Holanda que uma flor foi nomeada em sua homenagem: Crocus chrysanthus Ard Schenk.

- Mas a maior surpresa dos Jogos foi a vitória do esquiador alpino "Paquito" Fernandez Ochoa, que venceu a prova do slalom por um segundo de diferença. Sua medalha de ouro foi a primeira a ser conquistada por um atleta espanhol nos Jogos Olímpicos de Inverno. 

- Em Sapporo vimos o primeiro bicampeão olímpico do biatlo. Magnar Solberg da Noruega no biatlo de 20 km, venceu em Grenoble a mesma prova.

Em uma nota histórica, esses Jogos são os últimos onde um esquiador ganhou a medalha de ouro usando esquis de madeira. Desde então, os esquiadores de nível superior de cross-country utilizam esquis feitos principalmente de produtos sintéticos de fibra de vidro.

- No evento feminino de patinação artística , a patinadora americana Janet Lynn ganhou não só uma medalha de bronze, mas também uma tremenda popularidade entre o público japonês por causa de seu programa artístico gratuito, presente na capa dos livros fotográficos "Jogos Olímpicos de Inverno, Sapporo 1972" publicados.

- Luge teve seu único empate na história dos Jogos Olímpicos de Inverno no evento masculino de duplas

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo: 


 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 União Soviética União Soviética 8 5 3 16
2 Alemanha Oriental Alemanha Oriental 4 3 7 14
3 Suíça Suíça 4 3 3 10
4 Países Baixos Holanda 4 3 2 9
5 Estados Unidos Estados Unidos 3 2 3 8
6 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental 3 1 1 5
7 Noruega Noruega 2 5 5 12
8 Itália Itália 2 2 1 5
9 Áustria Áustria 1 2 2 5
10 Suécia Suécia 1 1 2 4
11 Japão Japão 1 1 1 3
12  Tchecoslováquia 1 2 3
13 Polônia Polônia 1 1
13 Espanha Espanha 1 1
15 Finlândia Finlândia 4 1 5
16 França França 1 2 3
17 Canadá Canadá 1 1
TOTAL 36 34 35 105


Fonte: Wikipédia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar