Últimas Notícias

Era Uma Vez... os IX Jogos Olímpicos de Inverno: Innsbruck 1964

Innsbruck 1964

Período - 29/01 a 09/02/1964
Nações - 36
Atletas - 1091
Esportes - 8
Eventos - 34


Pela primeira vez na história, a Áustria teria a oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Innsbruck teve a oportunidade de receber a edição de 1964 após bater pela concorrência, as cidades de Lahti (FIN) e Calgary (CAN).

Sem maiores problemas políticos, os Jogos de 1964 transcorreram com normalidade, e tivemos as principais equipes esportivas de inverno do mundo, de ambos os blocos econômicos. O que se refletiu no maior numero de atletas presentes até então: 1091, sendo 892 homens e apenas 199 mulheres. 11 esportes estiveram presentes no programa olímpico, com destaque para a estreia do Luge.

Pela terceira edição consecutiva, e em sua terceira participação na história, a União Soviética saiu com o primeiro lugar geral no Quadro de Medalhas, com 11 ouros, 8 pratas e 6 bronzes, 25 no total, superando de longe a segunda colocada que foi a Áustria, que terminou com 4 ouros.


FATOS:

- Os Jogos de Innsbruck foram ameaçados pela falta de neve. O exército austríaco teve de extrair 20 mil blocos de gelo ao lado de uma montanha, estocá-los e transportá-los até as pistas aonde seriam realizadas as competições de geloEles também guardaram 40 mil metros cúbicos de neve para as pistas de esqui alpino.

- Mongólia, Índia e Coréia do Norte debutaram nos Jogos de Inverno, e os norte-coreanos conseguiram uma láurea, com Han Pil Hwa ficando com a prata nos 3000m na patinação de velocidade feminina, a primeira medalha olímpica de inverno de seu país.

- Marielle Goitschelda Françaterminou em segundo lugar, atrás de sua irmã mais velha Christine Goitschel na disputa do slalom feminino. Dois dias depois, Marielle teve sua vingança e terminou à frente de sua irmã mais velha no slalom gigante.

- Eugenio Monti ajudou os britânicos Tony Nash e Robin Dixon, do bobsled, a ganhar o ouro de forma involuntária: ele emprestou ao dueto da Grã-Bretanha um parafuso do eixo de substituição do trenó. No final das contas, a equipe italiana levou o bronze na competição e Monti recebeu a primeira medalha Medalha Barão de Coubertin de honra ao mérito pelo espírito olímpico.

- Klavdiya Boyarskikh da URSS ganhou três medalhas de ouro em esqui cross-country e, do lado masculino, o finlandês Eero Mäntyranta ganhou dois e ganhou o apelido de "Mr. Seefeld" após o local por causa de sua dominação.

- Pela primeira vez, as cerimônias de encerramento foram realizadas em um lugar diferente das cerimônias de abertura.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo: 

 PosiçãoPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeGoldSilverBronze medals.svg
1União Soviética União Soviética118625
2Áustria Áustria45312
3Noruega Noruega36615
4Finlândia Finlândia34310
5França França347
6 Equipe Alemã Unida3339
7Suécia Suécia3317
8Estados Unidos Estados Unidos1236
9Países Baixos Holanda112
10 Canadá123
11Grã-Bretanha Grã-Bretanha11
12Itália Itália134
13Coreia do Norte Coreia do Norte11
14 Tchecoslováquia11
TOTAL343831103


Fonte: Wikipédia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar