Últimas Notícias

Retrô Rio 2016 - Esgrima

En garde. Prêts. Allez. A Esgrima na Rio-2016 foi disputada por 212 atletas de 48 países diferentes. As disputas se deram na Arena Carioca 3, na Barra, tanto individualmente como em equipes. 10 países acabaram sendo premiados, com a Rússia dominando a modalidade.


Masculino

Espada individual

Gold medal  Park Sang-young
Silver medal  Géza Imre
Bronze medal  Gauthier Grumier

: Athos Schwantes (32º lugar) e Nicolas Ferreira (37º lugar)

Tendo Géza Imre como favorito por ser o atual campeão mundial e sonhando com seu primeiro ouro olímpico aos 41 anos, as disputas na Espada individual seguiram tranquilas e parecia que não teríamos surpresas. Liderando a final por 14-10, Imre permitiu a virada e teve que assistir a comemoração do jovem Park, de 21 anos. Entre os brasileiros, Athos Schwantes foi eliminado na segunda rodada pelo francês Gauthier Grumier, que acabou com o bronze; Nicolas Ferreira foi eliminado ainda na primeira rodada.

Espada por equipes

Gold medal  França
Silver medal  Itália
Bronze medal  Hungria

 : Brasil (9º lugar)

A equipe francesa caminhou sem dificuldades rumo ao ouro na Espada. A final contra a Itália teve domínio francês com o placar de 45-29. Na disputa do bronze, a Hungria acabou vencendo no estouro do cronômetro, quando a Ucrânia se aproximava perigosamente no placar. O Brasil foi eliminado na primeira rodada e ficou na última colocação.

Florete individual

Gold medal  Daniele Garozzo
Silver medal  Alexander Massialas
Bronze medal  Timur Safin

 : Ghislain Perrier (30º lugar), Guilherme Toldo (8º lugar) e Henrique Marques (34º lugar)

Garozzo foi absolutamente dominante durante as disputas, tendo pequenas dificuldades apenas nas oitavas de final. Com um 15-11 na final, derrotou o número um do mundo, Alexander Massialas. Timur Safin acabou com o bronze após uma disputa equilibrada. Entre os brasileiros, Guilherme Toldo foi eliminado nas quartas de final por Garozzo, deixando três adversários pelo caminho e fazendo um dos melhores resultados da esgrima brasileira em jogos olímpicos; Perrier e Marques foram eliminados na estreia.

Florete por equipes

Gold medal  Rússia
Silver medal  França
Bronze medal  Estados Unidos

 : Brasil (8º lugar)

Sempre enfrentando placares apertados, o caminho da Rússia para o ouro não foi simples, passando por Grã-Bretanha e Estados Unidos antes de fazer 45-41 na França na final. Na disputa do bronze, os Estados Unidos atropelaram a Itália com um 45-31. O Brasil perdeu suas três disputas e acabou na última colocação.

Sabre individual

Gold medal  Áron Szilágyi
Silver medal  Daryl Homer
Bronze medal  Kim Jung-hwan

 : Renzo Agresta (21º lugar)

Campeão em Londres-2012,  Szilágyi ganhou o bi olímpico no Rio com uma expressiva vitória por 15-8 na final. Kim foi bronze sem enfrentar problemas na disputa pela medalha. O brasileiro Renzo Agresta, um dos esgrimistas mais vitoriosos do Brasil,  foi eliminado ainda na primeira rodada, marcando apenas 3 pontos.

Feminino

Espada individual

Gold medal  Emese Szász
Silver medal  Rossella Fiamingo
Bronze medal  Sun Yiwen

 : Amanda Simeão (35º lugar), Nathalie Moellhausen (6º lugar) e Rayssa Costa (31º lugar)

Emese Szász levou o ouro após um 15-13 na final contra Rossella Fiamingo. A chinesa Sun acabou levando o bronze com uma vitória pelo mesmo placar visto na final. Entre as brasileiras, Nathalie Moellhausen empolgou o país ao chegar as quartas de final, eliminando duas adversárias; Rayssa Costa venceu na estreia, mas caiu na rodada seguinte; Amanda Simeão estreou com derrota.

Espada por equipes

Gold medal  Romênia
Silver medal  China
Bronze medal  Rússia

 : Brasil (9º lugar)

Mesmo com uma participação individual ruim, as romenas levaram o ouro por equipes ao vencer a China por 44-38. Assim como na final, a disputa do bronze foi definida por tempo e não por pontos, com a Rússia fazendo 37-31 na Romênia. O Brasil foi eliminado na estreia.

Florete individual

Gold medal  Inna Deriglazova
Silver medal  Elisa Di Francisca
Bronze medal  Inès Boubakri

 : Ana Beatriz Bulcão (31º lugar) e Tais Rochel (30º lugar)

Tentando o bi campeonato olímpico, a italiana Elisa Di Francisca ficou próxima de conseguir o objetivo. Após estar perdendo por 12-7, se aproximou, mas o tempo acabou quando o placar mostrava 12-11 para Deriglazova. O bronze de Boubakri foi a primeira medalha da Tunísia na Esgrima em Jogos Olímpicos. As duas brasileiras foram eliminadas por russas na segunda rodada, com destaque para Tais Rochel, que fez 15-0 na estreia.

Sabre individual

Gold medal  Yana Egorian
Silver medal  Sofiya Velikaya
Bronze medal  Olha Kharlan

 : Marta Baeza (33º lugar)

Sete vezes campeã mundial e nove vezes europeia, Velikaya buscava seu primeiro ouro olímpico (que veio mais tarde por equipes), mas em uma disputa equilibradíssima foi superada por sua compatriota Yana Egorian por 15-14. Olha Kharlan levou o bronze sem maiores problemas. A brasileira Marta Baeza foi forçada a se retirar na estreia após se lesionar.

Sabre por equipes

Gold medal  Rússia
Silver medal  Ucrânia
Bronze medal  Estados Unidos

Domínio russo no individual, domínio russo por equipes. Com um grande conjunto de esgrimistas, a Rússia levou o ouro ao vencer a Ucrânia por 45-30 na disputa do ouro. O placar se repetiu na disputa do bronze com vitória dos Estados Unidos. Essa foi a única disputa da Esgrima sem o Brasil estar representado.

Foto: AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar