Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da XXX Olimpíada

Londres 2012
Período: 25/07 a 12/08/2012
Nações: 204
Atletas: 10.768
Esportes: 26
Eventos: 302





Com a proposta de Jogos olímpicos sustentáveis e funcionais, Londres foi a primeira cidade a sediar três vezes os Jogos Olímpicos. As duas primeiras foram em 1908 e 1948. Londres também foi pioneira no fato de todos os países participantes dos Jogos terem uma mulher na delegação. E os Jogos foram abertos pela Rainha Elizabeth II

Os Jogos receberam muitos elogios por sua organização, com os voluntários, o entusiasmo militar e público britânico, apesar de reticente antes dos Jogos, elogiou os Jogos. A cerimônia de abertura , dirigida por Danny Boyle , recebeu muitos elogios em todo o mundo, com louvor especial do público britânico. Estes também foram os primeiros jogos olímpicos que foram comentados em larga escala via redes sociais.

Embora tivessem várias controvérsias e alguns problemas de segurança que fizeram as forças armadas atuarem nos locais de competição, os Jogos de 2012 foram consideradas de grande sucesso com o aumento da competitividade entre as nações em todo o mundo, trinta e dois recordes mundiais em oito esportes. estádios lotados e boa organização. Além disso, o foco no legado esportivo e a sustentabilidade pós-Jogos foram vistos como um modelo para Olimpíadas futuras.

O Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil levou uma delegação de 258 atletas para os Jogos de Londres em 26 esportes:Atletismo, Basquete, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Futebol, Handebol, Hipismo, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Luta, Natação, Nado Sincronizado. Pentatlo Moderno, Remo, Saltos ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro Esportivo, Tiro com Arco, Triatlo, Vôlei, Vôlei de Praia.

Em Londres, o Brasil bateu o recorde de medalhas conquistadas, 17: Ouro com o Vôlei feminino, Arthur Zanetti (Argolas - Ginástica Artística) e Sarah Menezes (Judô - 48 Kg); Prata com Thiago Pereira (Natação - 400 metros medley), Alison/Emanuel (Vôlei de praia masculino), Futebol masculino, Vôlei masculino e Esquiva Falcão (Boxe - Peso médio); Bronze com Felipe Kitadai (Judô - 60 Kg), Mayra Aguiar (Judô - 78 Kg) e Rafael Silva (Judô - acima de 100 Kg), Cesar Cielo (Natação - 50 metros livre), Robert Scheidt/Bruno Prada (Vela - Classe Laser), Adriana Araújo (Boxe - Peso Leve), Juliana/ Larissa (Vôlei de Praia feminino), Yamaguchi Falcão (Boxe - peso meio pesado) e Yane Marques (Pentatlo moderno)

Curiosidades:

- O atleta Dong Hyun Im da Coreia do Sul bateu o recorde olímpico do tiro com arco ao marcar 699 pontos, em 720 possíveis. Como ele possui apenas 10% da visão em uma das vistas e 20% na outra, é legalmente considerado cego. O recorde olímpico, 684 pontos, vigorava desde Atlanta 1996

- A atacante Cristiane  da seleção brasileira de futebol feminino, se tornou a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, ao marcar o seu 11º gol na competição.

- O futebol do Uruguai sofreu sua primeira derrota na história dos Jogos Olímpicos, ao perder para Senegal por 2 a 0.

-  o Galês Ryan Giggs, titular da Seleção Britânica, estabeleceu dois recordes: o jogador mais velho a disputar o torneio olímpico de futebol e o mais velho a marcar um gol nessa competição, na partida contra os Emirados Árabes.

-  A neta da rainha Elizabeth II, a amazona Zara Phillips, tornou-se o primeiro membro da família real britânica a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Ela fez parte da equipe de hipismo da Grã-Bretanha que conquistou a medalha de prata no concurso completo de equitação.

- Ruben Limardo Gascon, da Venezuela, fez história ao tornar-se o primeiro esgrimista da América do Sul a conquistar a medalha de ouro olímpica.

- No Basquete masculino, a seleção dos Estados Unidos bateu o recorde de pontos de uma equipe em Jogos Olímpicos, ao fazer 159 pontos diante da Nigéria. o Recorde anterior era do Brasil que tinha feito 155 pontos no Egito em 1988.

- A primeira enterrada num jogo olímpico de basquete feminino. foi feita pela jogadora australiana Liz Cambage, de 2,03 m, conseguiu o feito no jogo da seleção australiana contra a Rússia.

-  Em Londres, o primeiro atleta biamputado competiu em uma Olimpíada. Oscar Pistorius, da África do Sul, nasceu sem a fíbula das duas pernas e usou uma prótese de lâminas de fibra de carbono para correr. Muito aplaudido pelo público, ele conseguiu se classificar para a semifinal dos 400 metros rasos, com o segundo melhor tempo da sua bateria. Na semifinal, ele ficou em último na sua bateria, e não conseguiu classificação para a final.

- O cavaleiro canadense Ian Millar entrou para a história dos Jogos Olímpicos, ao participar de sua décima olimpíada

- A final do Futebol masculino entre Brasil e México,teve o gol mais rápido da história das competições de futebol olímpica, com Oribe Peralta marcando aos 30 segundos.

- No Badminton, oito atletas foram banidas dos Jogos acusadas de  entregar suas partidas para poder escolher os adversários nas oitavas de final.

QUADRO DE MEDALHAS

OURO    PRATA     BRONZE
USA 46 28 29
CHN 38 27 23
GBR 29 17 19
RUS 24 25 32
KOR 13 8 7
GER 11 19 14
FRA 11 11 12
ITA 8 9 11
AUS 8 15 12
HUN 8 4 6
BRA 3 5 9

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar