Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da XXVI Olimpíada

Atlanta 1996 

Período - 19/07 a 04/08/1996
Nações - 197
Atletas - 10.310
Esportes - 29
Eventos - 271

Muitos observadores achavam que a Olimpíada do Centenário fosse para Atenas, sede da primeira Olimpíada da era moderna. Entretanto, os membros do Comitê Olímpico Internacional votaram a favor de Atlanta (51 votos a 35).

A Cerimônia de Abertura foi marcada pela inovação na Parada das Nações. Ao invés de saírem de um túnel, os atletas saíram do topo do estádio e desceram até a pista de atletismo, onde cada um dos 10.317 atletas de 197 nações foram honrados como heróis. O ponto alto foi o acendimento da pira Olímpica pelo lutador Muhammad Ali, medalha de ouro nos pesos pesados em Roma 1960.

Infelizmente, assim que os Jogos começaram, tornou-se claro a falta de organização da competição. O sistema de transporte estava lotado e caótico, o sistema computadorizado de resultados era primitivo e constantemente falhavam, os voluntários foram pessimamente treinados e o excesso da exploração comercial em volta dos locais de competição, especialmente em volta do Parque Olímpico foi muito criticado. No Parque também aconteceu a explosão de uma bomba, que na manhã de 27 de julho matou uma pessoa e feriu 110.

Em seu discurso de encerramento, o então presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, referiu-se aos Jogos recém-terminados com um "Bom trabalho, Atlanta", ao invés do costumeiro "Estes foram os melhores Jogos da história", usado até então.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 
O Brasil participou com 221 atletas, maior delegação da sua história, em 18 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Futebol, Handebol, Hipismo, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro Esportivo e Vôlei, Vôlei de Praia.

Em Atlanta, o Brasil ganhou o recorde de 15 medalhas: Ouro com Sandra Píres/Jacqueline (Vôlei de Praia), Marcelo Ferreira/Torben Grael (Iatismo - Classe Star) e Robert Scheidt (Iatismo - Classe Laser); Prata com o Basquete Feminino, Gustavo Borges (Natação - 200m) e Adriana Samuel/Mônica (Vôlei de Praia) e Bronze com Futebol Masculino, Vôlei Feminino, Atletismo 4x100m Masculino, Henrique Guimarães (Judô - 65 kg), Aurélio Miguel (Judô 95 kg), Fernando Scherer (Natação 50m livres), Gustavo Borges (Natação 100m livres) e Lars Grael/Kiko Pelicano (Iatismo - Classe Tornado) . O país ficou em 25º lugar no quadro de medalhas.

FATOS
- Vôlei de Praia, Ciclismo Mountain Bike, Softball, Futebol Feminino e o Remo peso leve fizeram a sua estreia no programa Olímpico em Atlanta.

- O velejador austríaco Hubert Raudaschl  se tornou o primeiro atleta a competir em nove Olimpíadas seguidas (entre 1964 e 1996).

- Pela primeira vez uma seleção de futebol Olímpica poderia convocar três jogadores acima de 23 anos para a competição, não importando a idade ou a experiência em Copa do Mundo.

- O corredor norte-americano Michael Johnson conquistou a medalha de ouro nos 200 e 400 metros, batendo o recorde mundial nos 200m, numa das mais espetaculares provas de velocidade da história. Primeiro, ele venceu a corrida de 400m, com mais de 10m à frente do segundo colocado. Três dias depois, durante a final do 200m, ele cruzou a linha de chegada em 19s32, e melhorou o seu próprio recorde mundial da prova.

- Assim como o basquete em Barcelona, o COI admitiu que ciclistas profissionais passassem a participar dos Jogos e o espanhol Miguel Induráin, cinco vezes campeão da Volta da França, conquistou a medalha de ouro na prova inaugural de estrada contra o relógio.

- O americano Karch Kiraly também terminou com sucesso os Jogos de Atlanta. Ele obteve sua terceira medalha olímpica, a primeira na praia, após conquistar o bicampeonato olímpico em 1984 e 1988 com a Seleção de vôlei de quadra.Ele ainda é o único atleta a conquistar medalhas de ouro tanto no vôlei de quadra quanto na praia.

- Atlanta foi a primeira Olimpíada que nenhuma nação não conseguiu fechar a trinca ouro, prata e bronze no mesmo evento


QUADRO DE MEDALHAS


OURO   PRATA   BRONZE  
USA  44 32 25
RUS  26 21 16
GER  20 18 27
CHN  16 22 12
FRA  15 7 15
ITA  13 10 12
AUS  9 9 23
CUB   9 8 8
UKR  9 2 12
KOR  7 15 5
BRA  3 3 9

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar