Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da XXV Olimpíada

Barcelona 1992


Período - 24/07 a 09/08/1992
Nações - 169
Atletas - 9370
Esportes - 32
Eventos - 257

Nos anos que se seguiram as Olimpíadas de 1988, o mundo passou por enormes mudanças políticas. O Apartheid foi extinto na África do Sul, permitindo que a nação disputasse os Jogos pela primeira vez desde 1960. O Muro de Berlim caiu, fazendo com que as Alemanhas se reunificassem, assim como os dois Iemens. O comunismo entrou em colapso na União Soviética, e o país se dividiu em 15 nações independentes.

Em Barcelona, equipes independentes da Estônia e Letônia retornaram às Olimpíadas depois de 56 anos e a Lituânia depois 64 anos. As demais repúblicas soviéticas competiram como "Equipe Unificada", aqui no Brasil conhecida como CEI (Comunidade dos Estados Independentes), e no pódio de eventos individuais os atletas da Equipe Unificada tinham a bandeira de seu país hasteada e era tocado o hino dele.

Pela primeira vez, desde 1972, todas as nações estiveram presentes. A exceção foi a Iugoslávia, que devido ao ataque contra a Croácia e a Bósnia Herzegovina, foi banida dos esportes coletivos, mas os atletas iugoslavos nos esportes individuais competiram como "Participantes Olímpicos Independentes".

Durante a preparação dos Jogos, a cidade de Barcelona experimentou grandes mudanças na infra-estrutura, que ocorreram na execução e construção de estradas e telecomunicações, e alterações de todas as partes da cidade, tornando-se uma característica diferente. Os Jogos em si foram caracterizados por um estilo mediterrânico e de hospitalidade calorosa. Os Jogos de Barcelona viraram exemplo de organização e legado para todas as cidades que sediaram as Olimpíadas seguintes.

A Cerimônia de Abertura de 1992 é considerada uma das marcantes da história. A Pira sendo acendida pelo arqueiro paralímpico Antonio Rebollo encantou o mundo, mas tempos depois foi descoberto que Rebollo errou (intencionalmente) a Pira por questões de segurança. Um dispositivo eletrônico acendeu a tocha no momento exato que a flecha passou por cima da estrutura.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 
O Brasil participou com 182 atletas, em 23 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Ginástica Rítmica Desportiva, Handebol, Hipismo, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Nado Sincronizado, Natação, Remo, Saltos Ornamentais, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Vôlei. Em Barcelona, o Brasil ganhou 3 medalhas: Ouro com  Rogério Sampaio (Judô peso meio-leve) e o Vôlei Masculino (o primeiro ouro em esportes coletivos), e Prata com Gustavo Borges (Natação - 100m). O país ficou em 25º lugar no quadro de medalhas.

Pela primeira vez desde Tóquio-1964 o atletismo do Brasil não ganhou medalha. Robson Caetano ficou em quarto nos 200m rasos e Zequinha Barbosa, nos 800m, também terminou na quarta colocação.

FATOS
- Com o aval do COI para a participação de atletas profissionais a partir de Barcelona, a equipe norte-americana de basquete, formada pelos astros da NBA como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e Scottie Pippen - e chamada de Dream Team – ganhou com facilidade a medalha de ouro, fazendo grandes exibições para delírio do público que lotou o ginásio durante as partidas.

- O Beisebol, o Badminton e o Judô feminino fizeram suas estreias no programa Olímpico.

- O Bielorrusso Vitaly Scherbo (EUN) ganhou seis medalhas de ouro na ginástica (Equipes, Individual Geral, Cavalo com Alças, Argolas, Salto e Barras Paralelas).

- Andreas Keller (GER), componente da equipe medalha de ouro de Hóquei na Grama da Alemanha, seguiu a história da família na modalidade. Seu avô, Erwin, ganhou medalha de prata em Berlim 1936 e seu pai, Carsten, ganhou o ouro em Munique 1972.

- Fu Mingxia, da China, ganhou o ouro na plataforma de 10 metros, nos saltos ornamentais, com apenas 13 anos de idade.

- Jennifer Capriati ganhou a competição de tênis feminina com 16 anos. Ela já tinha às semifinais de dois Grand Slams com  14 anos.

- Essa foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos a ter um jogo de videogame oficial. Chamado de Olympic Gold, o jogo foi produzido pela US Gold, que a lançou nos videogames da Sega, Master System e Mega Drive. O jogo estava disponível em oito idiomas (incluindo o português), e tinha oito nações: Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Itália, França, a anfitriã Espanha e a CEI (Comunidade dos Estados Independentes). As modalidades presentes no jogo era 100m rasos, 110m com barreiras, Arremesso de Martelo, Salto com Vara, Tiro com Arco, Natação 200m livre e Saltos Ornamentais.

QUADRO DE MEDALHAS

PAÍS OURO   PRATA   BRONZE  
EUN   45 38 28
USA  37 34 37
GER   33 21 28
CHN  16 22 16
CUB  14 6 11
ESP  13 7 2
KOR  12 5 12
HUN  11 12 7
FRA  8 5 16
AUS  7 9 11
BRA  2 1 0

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar