Últimas Notícias

Era uma vez...Os Jogos da XXI Olimpíada.

Montreal 1976 

Período - 17/07 a 01/08/1976
Nações - 92
Atletas - 6024
Esportes - 21
Eventos - 198






A Escolha de Montreal  para sediar os Jogos de 1976 não se mostrou uma decisão bem sucedida. Como resultado de um pífio planejamento e de corrupção dos organizadores, os Jogos Olímpicos de 1976 ficaram incrivelmente acima do orçamento. Montreal teve o retumbante prejuízo de de 2 bilhões de dólares e levou 30 anos para pagar toda a dívida adquirida para sediar os Jogos. Seu ousado, caríssimo e problemático estádio olímpico até hoje permanece como um símbolo do fracasso desta edição nos bastidores. No campo esportivo, mais uma grande decepção. Pela primeira e única vez na história dos Jogos, o país anfitrião terminou a competição sem conseguir conquistar uma única medalha de ouro.

Apesar do desastre financeiro, os Jogos foram bem organizados na parte operacional e ocorreram sem nenhum susto. Os Jogos de 1976 sofreram boicotes devido a seleção de Rugby da Nova Zelândia ter jogado na África do Sul, tendo essa sido banida devido ao apartheid e ao problema entre a República Popular da China e Taiwan em relação a quem seria o representante legal da China na Olimpíada.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 
O Brasil participou com 79 atletas, em 12 esportes: Atletismo, Boxe, Esgrima, Futebol, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Saltos Ornamentais, Tiro Esportivo e Vôlei. Em Montreal, o país ganhou duas medalhas de bronze: com João Carlos de Oliveira (o João do Pulo) no Salto Triplo e com a dupla Reinaldo Conrad/Peter Ficker na classe Flying Dutchman, no iatismo. O país ficou em 36º lugar no quadro de medalhas.

FATOS
- Os Jogos foram abertos pela Rainha Elizabeth II e toda a família real britânica compareceu à cerimônia de abertura. A chama olímpica foi “eletronicamente” transmitida por ondas elétricas de Atenas até Ottawa, capital do país, através de sinais de satélites, de onde foi levada em revezamento até Montreal, entrando no estádio conduzida por um casal de jovens, um de origem francesa e a outra de origem inglesa, Stéphane Préfontaine e Sandra Henderson, representando as duas culturas que formaram o país.

- Após uma forte chuva a Pira Olímpica simplesmente apagou, um vexame mundial. Numa atitude desesperada ela foi acesa de novo por um funcionário do estádio com um isqueiro. O COI Ordenou que ela fosse acesa novamente com uma chama reserva, guardada para emergências.

- O soviético Viktor Saneyev sagrou-se tricampeão olímpico do salto triplo, derrotando o então recordista mundial, o brasileiro João Carlos de Oliveira (o João do Pulo), bronze na prova.

- Cinco boxeadores norte-americanos conquistaram medalhas de ouro em Montreal, naquela que para muitos foi a maior equipe de boxe olímpico já formada nos Estados Unidos, composta de Sugar Ray Leonard, Leon Spinks, Michael Spinks, Leo Randolph e Howard Davies Jr. A exceção de Davis, todos se tornariam campeões mundiais profissionais em suas categorias nos anos seguintes.

-  As mulheres estrearam no Basquete, no Remo e no Handebol.

- A princesa Anne da Grã Bretanha foi a única participante feminina dos Jogos a não ser submetida a teste de confirmação de sexo. Anne fez parte da equipe inglesa de equitação.

- Os Jogos de Montreal assistiram ao primeiro atleta filho de campeão olímpico tornar-se também campeão olímpico. O húngaro Imre Németh, campeão olímpico de lançamento do martelo nos Jogos de Londres em 1948, viu seu filho Miklos Németh, ser campeão olímpico do lançamento do dardo, 28 anos depois.

- Dos vinte atletas de Luta Olímpica da União Soviética que competiram em Montreal, dezoito ganharam medalhas, sendo doze de ouro.

- Taro Aso foi um membro da equipe de tiro esportivo japonesa. 32 anos mais tarde, ele seria eleito primeiro-ministro do Japão.

- Thomas Bach da Alemanha Ocidental ganhou uma medalha de ouro no florete por equipe na esgrima . Ele mais tarde se tornaria presidente do COI .

- Klaus Dibiasi (ITA) foi tricampeão nos Saltos Ornamentais - Plataforma


- QUADRO DE MEDALHAS

                     OURO  PRATA  BRONZE
URS                 49           41           35
GDR                 40           25           25
USA                 34           35           25
GER                 10           12           17
JPN                   9             6            10
POL                  7             6            13
BUL                  6             9              7
CUB                 6              4             3
ROM                4              9            14
HUN                 4             5             13
BRA                 0             0              2

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar