Últimas Notícias

Era Uma Vez... Os Jogos da XVIII Olimpíada.

Tóquio 1964 


Período - 10/10 a 24/10/1964
Nações - 93
Atletas - 5081
Esportes - 19
Eventos - 163






Os Jogos de Tóquio foram os primeiros a serem disputados na Ásia. E Tóquio, que tinha sido escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 1940, pôde finalmente sediar os Jogos 24 anos depois. Os japoneses demonstraram a sua bem sucedida reconstrução após a Segunda Guerra Mundial escolhendo como o ultimo carregador da Tocha Olímpica Yoshinori Sakai, que nasceu em Hiroshima (JPN) no dia em que a cidade foi arrasada pela bomba atômica. Sua escolha para carregar a tocha foi uma homenagem a todos os sobreviventes da bomba atômica e um apelo à paz mundial.

A África do Sul foi banida das competições esportivas por causa do regime de apartheid estabelecido no país. Em 1962, a Indonésia sediou os Jogos Asiáticos em Jacarta (INA) e recusou a entrada de atletas de Israel e Taiwan, com isso o COI suspendeu o comitê olímpico indonésio até ele concordar com as regras da entidade. Então a Indonésia decidiu não disputar os Jogos Olímpicos, assim como a Coréia do Norte.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 

O Brasil participou com 61 atletas, em 11 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Futebol, Hipismo, Iatismo, Judô,  Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático e Vôlei. Em Tóquio, o Brasil conquistou apenas uma medalha de bronze, obtida pela seleção masculina de basquete, que, após perder nas semifinais da União Soviética (47-53), venceu Porto Rico na decisão do 3º lugar (76-60) e ficou com o bronze.

FATOS
- O Judô e o Vôlei entraram no programa Olímpico.

- O Pentatlo moderno feminino passou a ser disputado nos Jogos.

- A nadadora australiana Dawn Fraser conquistou a terceira medalha de ouro consecutiva nos 100m livres ( Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964) 

- Abebe Bikila (ETH) foi o primeiro bicampeão Olímpico da história da Maratona, e apenas seis meses depois de ter extraído o apêndice.

- A ginasta soviética Larissa Latynina encerrou sua carreira ganhando mais duas medalhas de ouro no solo e no geral por equipes (as duas pela terceira vez consecutiva) acumulando um total de 18 medalhas, sendo 9 delas de ouro, tornando-se a maior campeã olímpica, em qualquer esporte, de todos os tempos. Ela só foi batida pelo nadador Michael Phelps, 44 anos mais tarde.

- A equipe da Hungria de sabre masculino sofreu a sua primeira derrota desde os Jogos de 1924, em Paris.

QUADRO DE MEDALHAS
OURO PRATA BRONZE
USA 36 26 28
URS 30 31 35
JPN 16 5 8
GER 10 22 8
ITA 10 10 7
HUN 10 7 5
POL 7 6 10
AUS 6 2 10
CZE 5 6 3
GBR 4 12 2
BRA 0 0 1

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar