Últimas Notícias

Era Uma Vez... Os Jogos da XIV Olimpíada.

Londres 1948 


Período - 29/07 a 14/08/1948
Nações - 59
Atletas - 4064
Esportes - 17
Eventos -136





O Comitê Olímpico Britânico pegou a tarefa de organizar os primeiros Jogos Olímpicos em doze anos. Por Londres ainda estar em reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, as finanças foram limitadas e os atletas foram alojados em barracas do exército e dormitórios escolares remodelados. As nações agressoras da Segunda Guerra, Alemanha e Japão, foram banidas dos Jogos, mas um recorde de 59 países tomou parte da competição, que foi chamada de 'Jogos da Austeridade'. 



A primeira deserção política em Jogos Olímpicos aconteceu quando Marie Provaznikova (CZE), presidente da Comissão Técnica da equipe de ginástica da Tchecoslováquia, se recusou a voltar para o país comunista. Os Jogos de 1948 foram os primeiros a serem mostrados na televisão, apesar de poucas pessoas na Grã Bretanha possuírem televisores em casa na época.


O Brasil nos Jogos Olímpicos 

O Brasil participou nos Jogos de Londres com 70 atletas em onze modalidades: Atletismo, Basquete, Boxe, Esgrima, Hipismo, Iatismo, Natação, Pentatlo Moderno, Remo e Saltos Ornamentais. O melhor resultado foi com o Basquete Masculino, que conseguiu a medalha de Bronze, após bater o México por 52-47 na decisão do terceiro lugar.

Fatos:

- Fanny Blankers-Koed (NED) foi o grande nome feminino dos jogos. Sua incrível marca de quatro medalhas de ouro poderia ter sido maior se não existisse uma regra que limitava as mulheres a 3 provas nos jogos, pois ela era recordista mundial do salto em altura e do salto em distância. 

- Emil Zatopek (CZE) surgiu nesses Jogos e ganhou medalha de ouro nos 5000m e 10000m, mas em Helsinque foi que a 'Locomotiva humana' assombraria o mundo.

- Em 1938, o húngaro Károly Takács integrava a equipe de tiro campeã mundial da Hungria, quando uma granada decepou sua mão direita, a mão com que atirava. Takacs aprendeu então a atirar com a mão esquerda e em Londres, dez anos depois, conquistou a medalha de ouro no Tiro, modalidade pistola-rápida.

- Harold Sakata, havaiano de ascendência japonesa, ganhou a medalha de prata no levantamento de peso, categoria até 85 kg. Anos depois, ficaria mundialmente famoso como o capanga Oddjob, no filme 007 contra Goldfinger, da série James Bond.


- Pela primeira vez foram usados os blocos de largada no chão para apoiar e impulsionar os pés dos corredores nas provas rápidas do atletismo.

- A canoagem feminina fez sua estreia nos Jogos de Londres, e vencida por Karen Hoff (DEN), no K-1.500m.

- Bob Mathias (USA), de 17 anos, venceu o decatlo apenas 4 meses depois de começar a praticar o esporte. Até hoje é o atleta mais jovem a ganhar uma prova de Atletismo.

- Na classe Star do Iatismo, duas duplas de pai e filho conquistaram o ouro e a prata. Hilary Smart/Paul Smart (USA) e Carlos de Cardenas/Carlos de Cardenas Jr. (CUB) respectivamente ganharam ouro e prata.

QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
USA 38 27 19
SWE 16 11 17
FRA 10 6 13
HUN 10 5 12
ITA 8 12 9
FIN 8 7 5
TUR 6 4 2
CZE 6 2 3
SWI 5 10 5
DEN 5 7 8
BRA 0 0 1

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar