Últimas Notícias

Paracanoista Fernando Rufino passa por período de destreinamento para os Jogos de 2016


Nesta semana, as equipes médica e técnicas da Equipe Permanente de Paracanoagem, da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), anunciaram que o atleta Fernando Rufino, o Cowboy, tem passado por um período de destreinamento. A medida, considerada preventiva, busca adaptar as atividades do paracanoísta, um dos favoritos aos Jogos Paralímpicos de 2016,  ao funcionamento atual do seu organismo.

De acordo com a médica do Centro de Treinamento de Paracanoagem da CBCa, Anahy Wilde dos Santos, Rufino mudou a rotina de exercícios após realizar exames que constataram uma elevação da pressão arterial. “Pudemos perceber que o Cowboy tem um coração forte, crescido, o que é comum em atletas de alto rendimento. No entanto, com o aumento pressórico, surge uma sobrecarga cardíaca que nos leva a adaptar a rotina dele de acordo com as condições do seu organismo”, explicou a médica.

Há 15 dias na nova rotina de treinamento, Rufino já apresenta bons resultados e a pressão estabilizada. “Eu estou muito bem, mas é preciso tempo para que o tratamento se dê por completo. Não é motivo para alarde, mas para prevenção. Meu sonho é disputar os Jogos Paralímpicos 2016 e eu estou fazendo o que é preciso para representar meu país no maior evento esportivo do mundo”, comentou Cowboy.

O grupo que acompanha esse período de destreinamento pelo qual Rufino tem passado é composto por profissionais de medicina, fisioterapia, psicologia e educação física. “Será um trabalho de quatro meses, nos quais teremos tempo para otimizar o desempenho do Cowboy. Os primeiros resultados têm sido benéficos e isso deixa toda a equipe otimista. Para melhores resultados, ele deverá ficar afastado de atividades competitivas neste período”, complementa Anahy, se referindo à Copa Brasil de Paracanoagem e ao Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem.

“Esta já era uma das alternativas de trabalho que havíamos previsto para o Fernando ainda no início das atividades com ele. Agora voltamos a esse planejamento, onde focaremos no condicionamento físico e na reabilitação cardíaca. Logo, serão treinamentos mais volumosos com intensidade moderada. É importante ressaltar que a diminuição da intensidade das atividades não impedem que o atleta aprimore a sua técnica ao longo dos meses”, explicou Thiago Pupo, técnico da Equipe Permanente de Paracanoagem.

O supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, explica que, apesar de o Mundial que será realizado em maio, na Alemanha, ser classificatório para as Paralimpíadas, a situação de Rufino é favorável. “Dentro do plano de trabalho da Confederação para a modalidade existem prerrogativas que asseguram os atletas em casos de lesões ou alterações no estado de saúde. O Cowboy tem um histórico de conquistas que o coloca como um dos favoritos a representar o Brasil nos Jogos Rio 2016. Logo, isso não o deixa em desvantagem, já que ainda possui condições de participar da competição. Agora, o mais importante é garantir que um dos nossos talentos esteja completamente preparado para o maior desafio da Paracanoagem em 2016”, encerra Maiola.

Entre as conquistas de Fernando Rufino, o “Cowboy da Paracanoagem”, estão um ouro no Jogos Pan-Americanos, no México, uma prata e um bronze no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, na Rússia e na Itália, o título de vice-campeão do Campeonato Europeu de Paracanoagem, na República Tcheca e o ouro no Campeonato Sul-Americano de Paracanoagem.

Foto: CBCa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar