As obras nas estações da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, no bairro
do Leblon, estão na fase final. Na Antero de Quental, foram iniciados
os testes dos sistemas operacionais, que ocorrem por etapas. Com a
conclusão das duas subestações de energia, os sistemas de ventilação,
iluminação e acessibilidade, como escadas rolantes, já estão sendo
verificados. Os elevadores também estão em montagem. O nível de acesso
dos passageiros está praticamente finalizado e, em abril, o painel de
azulejos que faz homenagem a surfistas começa a ser montado. Neste
andar, as bilheterias também estão prontas. O mezanino da estação está
100% concretado e recebe o piso de granito definitivo.
Já na estação Jardim de Alah, os trilhos estão sendo instalados na via permanente, por onde os trens vão passar. O mezanino e as plataformas de embarque e desembarque seguem em construção. Os dois acessos de passageiros, localizados nas avenidas Borges de Medeiros e Ataulfo de Paiva, já têm estruturas metálicas instaladas e o piso de granito definitivo está sendo assentado. As salas técnicas e operacionais também seguem o cronograma de evolução. A ventilação definitiva está implantada, bem como a sala de Comando Geral da estação e as duas subestações de energia.
Já na estação Jardim de Alah, os trilhos estão sendo instalados na via permanente, por onde os trens vão passar. O mezanino e as plataformas de embarque e desembarque seguem em construção. Os dois acessos de passageiros, localizados nas avenidas Borges de Medeiros e Ataulfo de Paiva, já têm estruturas metálicas instaladas e o piso de granito definitivo está sendo assentado. As salas técnicas e operacionais também seguem o cronograma de evolução. A ventilação definitiva está implantada, bem como a sala de Comando Geral da estação e as duas subestações de energia.
A
linha 4 integra o Plano de Políticas Públicas para os Jogos Rio 2016,
conjunto de projetos de legado para a cidade. É uma obra do governo do
estado do Rio de Janeiro que conta com financiamento federal.
A nova linha terá 16 quilômetros de extensão, com
seis estações: Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah, Antero de
Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). A
linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das
ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão 15 novos trens, que já
circulam em testes com passageiros nas linhas 1 e 2. As obras estão 90%
concluídas.
A nova linha será fundamental durante os Jogos. A
recomendação para quem vem do Centro da cidade, da Tijuca e da Zona Sul
em direção à Barra para as competições é utilizar a linha 4 do metrô até
a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT (Transoeste), que
vai levar o espectador até o Parque Olímpico e aos outros locais de
competição na Barra da Tijuca.
Foto: Hnerique Freire
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