Últimas Notícias

Obras nas estações da linha 4 do metrô no Leblon estão em fase final


As obras nas estações da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, estão na fase final.  Na Antero de Quental, foram iniciados os testes dos sistemas operacionais, que ocorrem por etapas. Com a conclusão das duas subestações de energia, os sistemas de ventilação, iluminação e acessibilidade, como escadas rolantes, já estão sendo verificados. Os elevadores também estão em montagem. O nível de acesso dos passageiros está praticamente finalizado e, em abril, o painel de azulejos que faz homenagem a surfistas começa a ser montado. Neste andar, as bilheterias também estão prontas. O mezanino da estação está 100% concretado e recebe o piso de granito definitivo.

Já na estação Jardim de Alah, os trilhos estão sendo instalados na via permanente, por onde os trens vão passar. O mezanino e as plataformas de embarque e desembarque seguem em construção. Os dois acessos de passageiros, localizados nas avenidas Borges de Medeiros e Ataulfo de Paiva, já têm estruturas metálicas instaladas e o piso de granito definitivo está sendo assentado. As salas técnicas e operacionais também seguem o cronograma de evolução. A ventilação definitiva está implantada, bem como a sala de Comando Geral da estação e as duas subestações de energia.

As duas estações foram visitadas, nesta segunda-feira (21.03), pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, o subsecretário executivo, Oswaldo Dreux, e a presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius.

A linha 4 integra o Plano de Políticas Públicas para os Jogos Rio 2016, conjunto de projetos de legado para a cidade. É uma obra do governo do estado do Rio de Janeiro que conta com financiamento federal. 

A nova linha terá 16 quilômetros de extensão, com seis estações: Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). A linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão 15 novos trens, que já circulam em testes com passageiros nas linhas 1 e 2. As obras estão 90% concluídas.

A nova linha será fundamental durante os Jogos. A recomendação para quem vem do Centro da cidade, da Tijuca e da Zona Sul em direção à Barra para as competições é utilizar a linha 4 do metrô até a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT (Transoeste), que vai levar o espectador até o Parque Olímpico e aos outros locais de competição na Barra da Tijuca.

Foto: Hnerique Freire

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar