Últimas Notícias

Era Uma Vez... Os Jogos da VII Olimpíada

 Antuérpia 1920   





Período - 20/04 a 12/09/1920
Nações - 29

Atletas - 2668

Esportes - 22
Eventos -154     
  







Os Jogos de 1920 foram concedidos para a cidade da Antuérpia (BEL), substituindo Budapeste (HUN), em honra a população belga que tanto sofreu durante a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, mesmo a sua apresentação sendo espartana, o país sede foi admirado pelos seus nobres esforços.

Como nações agressoras na Primeira Guerra Mundial, Alemanha, Áustria, Hungria, Bulgária e Turquia (com a objeção do Barão de Coubertin) foram proibidas de participar dos Jogos, e por isso a Olimpíada foi transferida de Budapeste para Antuérpia, em Abril de 1919.

A Cerimônia de Abertura foi notável pela introdução da Bandeira Olímpica e pela primeira apresentação do Juramento dos Atletas, feito por Victor Boin (BEL). Boin ganhou duas medalhas no Pólo Aquático (Prata em Londres 1908 e bronze em Estocolmo 1912 e ganharia mais uma medalha na Antuérpia, o bronze na Esgrima (Espada por equipes).


Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil finalmente participou de sua primeira Olimpíada na Antuérpia. Enviou 21 atletas para participar em 5 esportes: Saltos Ornamentais, Natação, Pólo Aquático, Remo e Tiro Esportivo. O grande destaque, sem dúvida, foi Guilherme Paraense que ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na Pistola Rápida de 25m. No total o Brasil ganhou três medalhas. Além do ouro de Paraense, Afrânio da Costa ganhou a prata na Pistola Livre de 50m e a equipe do Brasil ganhou o Bronze na Pistola Livre de 50m.

- FATOS

- Oscar Swahn (SWE) se tornou o atleta mais velho a ganhar uma medalha Olímpica, aos 72 anos, no Duplo Tiro em Veados por equipes.

- O boxeador Eddie Eagan (USA) é o único atleta da história a ganhar ouro nos Jogos de Verão e nos de Inverno. Ganhou o ouro no médio pesado na Antuérpia e no bobsled de quatro, em Lake Placid 1932.

- Nessa Olimpíada foi a única vez que o Hóquei no Gelo constou no programa Olímpico dos Jogos de Verão, com a medalha de ouro indo para o Canadá e a última aparição do Cabo de Guerra como modalidade Olímpica.

QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
USA 41 27 27
SWE 19 20 25
FIN 15 10 9
GBR 14 15 13
BEL 13 11 11
NOR 13 9 9
ITA 13 5 5
FRA 9 19 13
HOL 4 2 5
DEN 3 9 1
BRA 1 1 1
           

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar